Qual o objetivo do livro de Amós?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Este livro se ocupa de questões linguísticas, redacionais, teológicas e sociais. Amós foi o porta-voz dos camponeses explorados e empobrecidos, que carregaram a bandeira do Dia de Javé. Com os acréscimos ao longo dos anos, o Livro de Amós justifica uma pesquisa sobre seu processo de criação coletiva.

Este versículo nos ensina sobre o papel essencial dos profetas. 7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Amós relata como ele foi chamado por Deus para ser profeta — Ele profetiza o cativeiro de Israel. 1 O Senhor Deus assim me fez ver, e eis que formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia, e eis que havia a erva serôdia depois da ceifa do rei.

Significado de Amos
Amos é o plural de amo. O mesmo que: aios, hospedeiros, patrões, senhores, senhoris.

[Você pode explicar que a expressão “por três transgressões (…) e por quatro” não se refere a um número específico de pecados, mas sugere que os pecados daquelas nações eram em excesso.

Amós 7–9 relata cinco visões que Amós recebeu do Senhor. Cada visão mostrava que o Senhor pretendia destruir completamente o reino de Israel se as pessoas não se arrependessem. As primeiras duas visões mostravam destruições que foram evitadas porque Israel se arrependera.

Comentário devocional: Aqui, Amós profetiza contra os opressores dos pobres e necessitados, dizendo que eles serão levados cativos (vv 1-3.); contra os idólatras que seguem as paixões do seu coração (vv 4,5.); e contra os impenitentes, que irão enfrentar o julgamento de Deus (vv. 6-13).

Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.” Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais.

Da mesma maneira, ele fala da necessidade da sua alma pela presença de Deus. Sede de Deus é algo tão forte e intenso que nada mais importa. Não importa a situação que estamos vivendo, se temos sofrido ou passado por problemas, o que mais importa é ter um relacionamento íntimo com o amado das nossas almas.

Comentário devocional: A visão da cesta de frutas de verão neste capítulo mostra a rápida ruína de Israel. Os opressores são chamados a prestar contas por abusar dos pobres; sua destruição é anunciada, um momento que será para eles de grande luto (vv.

Amós 3. O Senhor revela Seus segredos aos Seus servos, os profetas — Por Israel rejeitar os profetas e seguir o mal, a nação é dominada por um adversário.

Os profetas bíblicos se entregavam à missão sem interesses por honras e lucro. Esta missão tem duas faces: anunciar os desígnios de Deus e denunciar o que vai contra o plano de Deus, autor da vida e, portanto, tudo o que gera morte.

Violação ou quebra de um mandamento ou lei.

Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém. Apenas funciona a sua lei de causa e efeito (ação e reação ou cármica). Deus é imutável e, pois, neutro.

1 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de aMoabe, e por quatro, não afastarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar em cal. 2 Por isso porei fogo a Moabe, e consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, com sonido de buzina.