Qual o objetivo do desenho na educação infantil?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 21 de maio de 2023
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O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

No desenvolvimento intelectual o aprendizado ocorre pela ação de desenhar e desperta a criatividade. No que se refere ao desenvolvimento físico podemos dizer que a imagem que a criança tem do seu corpo é refletida em seus desenhos; as habilidades nos traços demonstram coordenação motora e visual.

O desenho é uma parcela importante no desenvolvimento cognitivo do aluno e sendo bem aproveitado e potencializado pelos educadores podem auxiliar significativamente em áreas como: criatividade, expressividade, compreensão do aluno e do mundo que o cerca.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

Os personagens carismáticos, os diálogos marcantes e as cores chamativas são peças fundamentais para que as crianças tenham através desses filmes uma forma rica de entretenimento. Assim, os longas animados se tornam um dos principais aliados dos pais na construção da imaginação e da criatividade infantil.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

  1. Desenho orientado ou desenho livre?
  2. Contextualize a atividade e mostre referências para as crianças.
  3. Diversifique os materiais sempre que possível.
  4. Proponha desenho todos os dias.
  5. Avaliação em Arte é sempre subjetivo, mas possível.

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Atividades de desenho livre, proporcionam que as crianças se expressem livremente, colocando seus sentimentos e suas percepções no papel. O professor deve valorizar essas criações, assim as crianças se sentem motivadas, aumentando sua autoestima e o aprendizado.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

O estimulo e o olhar pedagógico é fundamental para o desenvolvimento da linguagem escrita, uma vez que a criança ao desenhar imagina, cria e expressa suas idéias e sentimentos, mostrando sua concepção de mundo, abrindo a possibilidade para o próximo aprendizado, a alfabetização e o letramento.

Traços contínuos: indica perfil dócil e harmônico; personalidade que respeita o ambiente e preza pelo bem-estar. Traços manchados ou cortados: nesse caso, há uma insegurança latente, medo de mudanças. Traços oblíquos: eles demonstram que a criança tem vigor, força e obstinação.

Além de ser uma forma da criança dialogar com o mundo ao redor, o desenho e a pintura são a melhor maneira de entender como ela vê esse entorno. Formas, cores, amplitude, liberdade (ou a falta dela) ao expressar-se, tudo pode mostrar a visão que a criança dos círculos sociais em que está inserida.

Ao colorir, você usa partes do cérebro que melhoram o foco e a concentração. O que torna a atividade oportunidade para você se desconectar de pensamentos estressantes. Colorir é uma forma saudável de aliviar o stress. Ela acalma o cérebro e ajuda a relaxar o corpo.

O desenho é uma forma de representação gráfica, que por meio da linguagem visual possibilita a comunicação e a compreensão dos diferentes signos. Na unidade I, será abordado a representação do desenho na história da arte de forma a perceber a sua relevância estética e cultural.

Basicamente, um desenho animado é uma forma de arte visual que utiliza a técnica de animação para criar a ilusão de movimento em imagens estáticas. Esse movimento é criado a partir da exibição sequencial de desenhos que, quando exibidos em alta velocidade, criam a ilusão de movimento.

Linguagem das Formas
Em outras palavras, quando usamos no design de personagens, objetos e planos de fundo, essas formas podem contar uma história, mostrar personalidade e provocar uma resposta emocional no espectador sem usar palavras.

De acordo com o autor, o grafismo infantil é dividido em 3 estágios: 1) Estágio das garatujas; 2) Estágio Pré-esquemático; e 3) Estágio Esquemático.