Qual o objetivo do conhecimento antropológico?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.

A antropologia busca entender as diversas nuances que compõem um humano: toda a questão biológica, social e cultural que trabalham, ao mesmo tempo, para a construção das individualidades e identidades.

A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.

A disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação tem como objetivo refletir e investigar as relações entre a sociedade, o indivíduo e a cultura, na contemporaneidade, focalizando com especial relevo a "educação" e a "escola", suas funções e relações com a sociedade, o conhecimento e a construção de identidades ...

Busca das origens (Perspectiva diacrônica). Estudos de Parentesco /Religião /Organização Social. Substituição conceito de raça pelo de cultura.

Pode-se dizer que o ensino de antropologia auxiliará os alunos da escola básica, futuros profissionais, membros de uma sociedade, participante de grupos sociais diversos a se relacionarem com o outro e compreende-los a partir de seu próprio espaço social, sem preconceito, ou com um olhar um pouco menos etnocêntrico.

A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.

Antropologia designa a ciência do homem como objecto de experiência. Dividese em somatologia, psicologia e antropologia em sentido estrito, que trata do homem inteiro (ganzer Mensch) segundo a constituição adequada à experiência.

Assiste-se, ademais, à emergente reapropriação do modelo dos "quatro campos" (arqueologia, antropologia social/cultural, antropologia biológica e antropologia linguística) e à revisão das relações com outras áreas constitutivas das ciências humanas.

Tipos de Antropologia: evolucionista, social, cultural, física.

Ementa: Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.

Entende os fenômenos sociais como objetos para estudo socioantropológico; Culturalismo Norte-Americano – A escola dá ênfase no processo de construção e identificação dos padrões culturais. Por meio deles, seria possível absorver as leis do desenvolvimento das culturas.

o ponto fundamental de referência não é a humanidade,mas o grupo. A Antropologia é uma disciplina relativamente recente no âmbito das Ciências Sociais, se tomarmos como uma referência importante para o seu início, por exemplo, o livro Primitive Culture (1871, Inglaterra), de Edward Tylor.

A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural.