Qual o objetivo do buffet?

Perguntado por: dbelchior5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O termo bufê surgiu na França no início do século XVII e se popularizou no mundo todo como buffet. A modalidade de serviço tem como objetivo servir uma grande quantidade de pessoas e conta com profissionais especializados na preparação da comida, além das pessoas que vão atender seus convidados.

Sendo assim, um buffet trata-se de uma forma de servir comida, tendo o objetivo de servir a uma grande quantidade de pessoas. E os pratos costumam ser distribuídos em uma ou mais mesas de tamanho médio ou grande.

Um Serviço de Buffet te Dá Tempo para Aproveitar a Festa
Esta é a uma das maiores vantagens de contratar um serviço de buffet: você fica livre para aproveitar o evento que planejou por meses, degustar comida com qualidade e sabor, além de poder dar atenção aos seus convidados.

Esse serviço geralmente é realizado em casas onde o organizador realiza a contratação do buffet já com um tipo pacote com comidas e bebidas para um número de convidados já pré determinado tendo em contrato que caso tenha excedente o mesmo deverá custear o adicional.

Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê

A ideia é servir comidinhas que sejam fáceis de comer, que dispensem o uso de utensílios como talheres ou pratos e que permitam que os convidados comam em pé. Um buffet de coquetel inclui opções como finger food, canapés, salgadinhos, mini sanduíches e docinhos, além das bebidas.

Decidir o cardápio do evento é um ponto que sempre gera dúvidas. A gastronomia do evento é uma das questões primordiais para que seu dia seja perfeito. Afinal, os convidados sempre esperam por uma comida gostosa e de qualidade e após a festa eles irão se lembrar de todas as coisas deliciosas que comeram.

A melhor opção é usar o nome do seu buffet, uma vez que você já é conhecido por ele. Caso já tenha uma empresa do mesmo ramo usando o nome, procure se diferenciar pelo tipo de negócio que você possui, colocando junto ao nome escolhido.

Afinal, como atrair clientes para buffet?

  1. Dedique-se ao pós-venda. Além de atrair novos clientes, você deve sempre se preocupar em fidelizar os atuais. ...
  2. Esteja presente. Quem não é visto não é lembrado, já dizia o ditado. ...
  3. Cuide bem do seu cardápio. Qualidade em primeiro lugar, sempre! ...
  4. Conheça o seu diferencial.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de prospecção para clientes do seu buffet:

  1. DIVULGUE-SE E APAREÇA. ...
  2. PARTICIPE EM EVENTOS E FEIRAS. ...
  3. COLETE DEPOIMENTOS DOS CLIENTES. ...
  4. FAÇA PARCERIAS. ...
  5. OFEREÇA MIMOS E PRESENTES. ...
  6. PROSPECTAR CLIENTES É SER ESTRATÉGICO.

Buffet. Observe bem o contrato para não ter surpresas no dia do seu evento, se o cardápio é limitado, se possui quantidade por pessoa, se o consumo é livre, quantas opções do cardápio você pode escolher, são informações cruciais para o sucesso do seu evento.

6 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Contratar um Buffet em Domicílio.

  1. Faça uma listagem de quais cardápios você gostaria que tivesse na sua festa. ...
  2. Pesquise Buffets que realizam o cardápio escolhido. ...
  3. Visite ou agende uma degustação. ...
  4. Estrutura. ...
  5. Contrato. ...
  6. O grande dia. ...
  7. Aproveite a festa.

Em média, buffets que já incluem carnes, guarnições, equipe e bebidas (água, refrigerante, suco e cerveja) tem o valor entre R$ 90 e R$ 200 por pessoa.

Balcões buffet podem ser utilizados, em salas de estar e jantar integradas, como divisão de ambientes ou proteção para a parte de trás de um sofá, por exemplo. Também pode servir de passa-pratos entre uma cozinha e sala de jantar. De auxiliar na ambientação de uma cozinha, varanda ou área gourmet.

O balcão buffet – ou apenas “buffet” – é um móvel muito comum na sala de jantar. Ele conta com portas e gavetas, sendo geralmente maior do que o aparador. Como o próprio nome diz, sua função primordial é auxiliar na organização das peças do jantar.

Nilton Amâncio Borges, dono do Mr. Parrilla Buffet, é procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para prestar esclarecimentos, uma vez que é acusado de ter abandonado a organização das comemorações durante os preparativos.

Enquanto, no à la carte os clientes escolhem o que comer diretamente do cardápio e os pratos são feitos na hora, o modelo self-service trabalha com buffets livres. Portanto, nesse segundo modelo são disponibilizadas comidas diversas em uma mesa e o próprio cliente escolhe o que deseja consumir e se serve.

Sim, o promotor de eventos independente pode ser MEI e formalizar sua atividade de uma maneira bastante prática e segura, além de econômica. O cadastro na modalidade precisa ser feito por meio do CNAE 8230-0/01 – Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Tipos de Buffet

  • À Inglesa. O buffet à inglesa é considerado o mais formal de todos. ...
  • Empratado. O terceiro na nossa lista de tipos de buffet é mais um onde o convidado é servido à mesa. ...
  • À Americana. Para quem não sabe, esse é o famoso self service, ao qual o brasileiro está bem familiarizado. ...
  • Finger Food.

3 - Serviço à americana ou buffet
O serviço à americana, também conhecido como buffet, é um dos mais comuns em restaurantes. Nesses locais, os pratos são organizados em uma mesa principal para que os clientes sirvam-se sozinhos.

O cardápio tem função primordial
Veículo de informação, venda e publicidade, tem como finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e bebidas.