Qual o objetivo do atendimento inicial ao politraumatizado?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O objetivo é manter uma saturação de oxigênio > 95%. Na avaliação inicial do doente politraumatizado, deve-se identificar e controlar o sangramento visível, a hemorragia externa. Esse controle deve ser iniciado na cena e mantido durante o transporte do doente.

O atendimento ao paciente politraumatizado pode ser resumido em quatro fases1: - exame primário e ressuscitação, exame secundário, reavaliação e tratamento definitivo.

O objetivo da avaliação inicial da vítima é identificar problemas que ameacem iminentemente a sua vida.

O tratamento inclui descompressão do tórax, compressão da pelve, uso de imobilizadores e intervenção cirúrgica.

1 - INTERVENÇÃO DE LEIGOS 2 - RECONHECIMENTO DE UMA EMERGÊNCIA; 3 - COMO DECIDIR AJUDAR 4 - A SINALIZAÇÃO DO LOCAL 5 - CHAMAR O RESGATE 6 - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA (quem deve avaliar?) 7 - ATENDER A VÍTIMA: Eficaz se for iniciado imediatamente - normalmente um leigo.

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo. O protocolo de trauma foi desenvolvido por um médico ortopedista chamado Jim Styner, após um acidente com sua família.

Cada etapa da avaliação primária, garante que o paciente ser assistido de forma integral. As etapas são avançadas de acordo que o paciente seja atendido e podem ser revisitadas durante o processo. Mas é essencial que se mantenha a ordem padronizada, para investigar as lesões ameaçadoras à vida do paciente.

De forma bastante simples, o APH abrange três etapas.
...
Veja a seguir:

  • assistência ao paciente no local da ocorrência;
  • transporte do paciente à unidade hospitalar;
  • chegada do paciente ao hospital.

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.

A avaliação primária é o exame que tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte da vítima.

QUAL É O PAPEL DO SOCORRISTA EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA? Em situações de emergência, o socorrista tem como principal objetivo oferecer o primeiro atendimento à vítima, mantendo-a viva e protegida enquanto espera a chegada de uma ambulância para o atendimento médico especializado.

Atendimento às vítimas
Em um primeiro momento, o atendimento prioriza a imobilização da coluna cervical e a manutenção das vias áreas, retirando corpos estranhos, como próteses dentárias, que possam ter-se soltado durante o acidente.

O enfermeiro que irá atender o paciente politraumatizado deve procurar saber e conhecerem a cinemática e a biomecânica envolvida no trauma, bem como as lesões que poderão advir.

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo.

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

A prioridade em qualquer paciente que necessita de tratamentos de emergência é a preservação da vida e, para tal fim, requer a avaliação rápida das lesões e a instituição de medidas terapêuticas de suporte, com a finalidade de tratá-las ou reduzir as complicações mais graves.

R: É a avaliaçao primaria rapida que deve ser completada no maximo em 30 segundos, tendo por objetivo avaliar as condiçoes de risco de morte e o inicio precoce do suporte básico de vida, assim como passar as informaçoes sobre as vitimas para as ajudas externas a serem chamadas e seguir os seguintes passos: ...

Em vítimas conscientes, a equipe de socorro deve se aproximar da vítima pela frente, para evitar que ela mova a cabeça para os lados durante o olhar, podendo causar lesões medulares. A imobilização deve ser de toda a coluna, não se limitando à coluna cervical. Para isso, uma prancha rígida deve ser utilizada.

A avaliação inicial consiste na avaliação da consciência da vítima, em sua responsividade, na avaliação de possíveis danos na coluna vertebral, na avaliação das vias aéreas (A), respiração (B), circulação (C) e hemorragias graves.

A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma. Já a avaliação secundária é feita após essa estabilização, através de exame físico céfalo-caudal.