Qual o objetivo do arado?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Desse modo, o arado é empregado para quebrar e pulverizar o solo. Isso permite ao solo apresentar as condições físicas apropriadas para o desenvolvimento das plantas.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

Por isso, o uso do arado é importante para que o solo fique mais solto. Assim permitindo que as raízes das plantas se infiltrem com mais facilidade, o que possibilita a absorção de mais nutrientes. Sua serventia também é importante em regiões onde o frio prevalece, uma vez que seu processo torna o solo mais quente.

A grade aradora é um dos principais implementos usados no preparo do solo nas grandes lavouras e em áreas de expansão da agricultura, provavelmente em função do maior rendimento do serviço (ha/hora) com menor consumo de combustível, além de se conseguir realizar tanto a aração primária quanto a secundária, ...

A aração tem o objetivo de introduzir oxigênio e expulsionar gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.

Arado de aivecas ou de disco
São implementos agrícolas utilizados para arar o solo e descompactá-lo, permitindo a aeração e a penetração das raízes. O arado de aiveca é tem uma ou duas aivecas, que são lâminas de metal em formato de V. Ele é usado para cavar e virar a terra, criando uma linha de plantio.

É deixar de lado crenças e superstições inúteis. É desistir de semear no chão batido e poluído por vícios e pecados.

Aração: Uma das mais antigas. O objetivo é descompactar a terra, permitindo que o oxigênio expulse o gás carbônico, misturando a matéria orgânica. Essa combinação se transforma em húmus que ajudam no crescimento, nutrição e desenvolvimento das plantas.

O escarificador utilizado no sistema de cultivo mínimo substitui a função do arado como preparo primário do solo.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

O uso da tração animal vem da pré-história, entretanto, o primeiro arado surgiu na China há 2.800 anos.

São comuns os arados fixos e também os reversíveis, de uma a quatro aivecas, que trabalham na profundidade de 20 cm a 40 cm e na largura de corte de 20 cm a 200 cm.

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Quando o assunto é preparo periódico do solo, a Aração é a operação mais antiga realizada nas lavouras. Essa técnica provoca a aeração das camadas, ou seja, inverte as camadas do solo, permitindo maior introdução do oxigênio e expulsão de gás carbônico da terra.

Preparo do solo: principais sistemas e técnicas

  • Convencional. No sistema convencional de preparo do solo, são realizadas técnicas de aração e gradagem. ...
  • Cultivo mínimo. No sistema de cultivo mínimo, o solo praticamente não é revolvido. ...
  • Plantio direto. ...
  • Plantio semidireto. ...
  • Aração. ...
  • Escarificação. ...
  • Gradagem. ...
  • Subsolagem.