Qual o objetivo do aluno monitor?
O objetivo é que os alunos possam utilizar as ferramentas em atividades em casa e nas próprias unidades de ensino. Por isso, o curso é etapa obrigatória dos estudantes que atuam como estagiários nas salas do Acessa Escola, programa de inclusão digital da Secretaria, e opcional para os alunos da rede.
O que se aprende sendo monitor?
A monitoria assegura a oportunidade de cooperação mútua entre o corpo discente e docente, entre outras coisas. Isso proporciona uma experiência de vida acadêmica ainda mais rica. Além disso, esse tipo de atividade estimula os alunos a participarem de projetos de pesquisa e a tomarem gosto pela carreira acadêmica.
Quais são os objetivos de monitor de educação inclusiva?
I - Acompanhar os alunos com necessidades especiais; II - Estimular a socialização do aluno com a comunidade escolar; III - Os monitores são responsáveis pela locomoção, higiene, alimentação e prestam auxílio individualizado aos estudantes que não realizam essas atividades com independência.
Qual é a importância da atividade de monitoria?
O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados1.
Quais os benefícios da monitoria?
Em resumo, a monitoria tem o propósito de estimular e aprofundar os conhecimentos dos estudantes na área acadêmica, além de melhorar o currículo do futuro profissional. “Com a monitoria o estudante desenvolve diferentes habilidades necessárias para o mercado de trabalho atual.
Qual o papel e os desafios de um monitor?
O monitor fará todo o acompanhamento de acessos, tentando minimizar a evasão dos alunos, dentre outras atividades. A parte motivacional é sempre um grande desafio para qualquer treinamento e é a maior função do monitor.
Como ser um bom monitor de escola?
Para exercer esta função, é preciso ter muita paciência e ser capaz de lidar com crianças e adolescentes de diversas personalidades. Também é importante ter um bom senso de organização e ser criativo, para conseguir sempre manter os alunos interessados nas atividades propostas.
Qual o principal objetivo hoje na educação inclusiva?
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Qual o objetivo da prática inclusiva?
O objetivo é favorecer a diversidade e integrar todos os alunos no mesmo ambiente de aprendizagem, respeitando suas necessidades especiais e evitando separá-los dos demais. As pessoas são diferentes umas das outras, e essas diferenças devem ser reconhecidas e valorizadas, sem nenhum tipo de preconceito.
O que é ser um monitor?
O que é ser um monitor? Ser um monitor, antes de tudo, é ser um facilitador do aprendizado em sala de aula. A relação ensino-aprendizagem se realiza de forma especial e própria em cada sala de aula, em conjunto com os alunos e o professor.
Como trabalhar com monitoria em sala de aula?
E para isso é fundamental que:
- 1 - O monitor conheça os alunos. ...
- 2 - A escola tenha uma equipe de monitores diversa. ...
- 3 - Todos os alunos tenham espaço para tirar suas dúvidas. ...
- 4 - A escola utilize dados das monitorias para serem trabalhados pelo professor em sala de aula.
Qual é a importância das monitorias para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de anatomia humana?
Evidencia-se que a monitoria de anatomia humana contribui de forma positiva para a melhoria do desempenho dos discentes e para o processo de ensino-aprendizagem como um todo.
O que é projeto de monitoria?
A monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem que visa contribui para a formação do aluno, e tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente integrada às atividades de ensino dos cursos de graduação.
O que é monitoria em escola?
A prática da Monitoria no contexto educativo, data de longo tempo e se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem.