Qual o objetivo de um lambe-lambe?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.

O propósito que norteia a prática da arte urbana é justamente trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação de uma arte que antes era apenas expressa em lugares ditos “consagrados” como teatros, cinemas, bibliotecas e museus e, portanto, restrito à apenas uma parcela da população.

Costuma ser composto por frases escritas, poesias, mensagens, desenhos e até alguma crítica que seja importante para a sociedade. “É algo feito para embelezar a paisagem, podendo ser um ato de protesto. Além disso, tem o intuito de transformar o meio urbano.

O lambe-lambe é um tipo de arte urbana que se dispõe tanto como um movimento de linha crítica propondo uma reflexão contrária à alguma atitude, desigualdade ou norma social ou simplesmente como forma de expressão do artista que o cria, usando do espaço crítico para expor suas obras.

Munidos de uma câmera-laboratório portátil, os fotógrafos de praça clicavam a foto, a revelavam e entregavam as cópias ao clientes. No processo, eles lambiam a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou passavam a língua sobre a chapa para fixá-la, o gesto lhes rendeu o apelido de lambe-lambe.

Resposta verificada por especialistas. As mensagens dos lambe-lambes servem como um grande estímulo na esperança de um mundo melhor. Isso ocorre porque a mensagem propaga a ideia de um mundo mais amoroso.

O lambe-lambe desenvolvia seu trabalho com uma câmera-laboratório: uma caixa de madeira com uma lente apoiada num tripé. A câmera era dividida em duas partes, sendo que a inferior continha os dois banhos, revelador e fixador, que eram utilizados ao mesmo tempo, para o processamento químico de filmes e papéis.

Primeiro, você passa a cola no local com o rolo. Em seguida, posiciona o cartaz em cima, na posição que preferir e vai desenrolando e colando o papel aos poucos. Depois, é só passar uma camada de cola por cima do cartaz, pra fixar bem, e pronto! Super fácil, né?

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para evidenciar a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

O fotógrafo Lambe-lambe ou fotógrafo à la minute é um fotógrafo ambulante que exerce a sua atividade nos espaços públicos como jardins, praças, feiras.

Denise dos Santos

Esta nova Linguagem do Teatro de Animação foi criada pelas atrizes- animadoras baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989. A partir observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados Lambe-Lambe, e das necessidades de seu trabalho, tiveram a idéia de colocar um espetáculo dentro de uma caixa.

Os fotógrafos de rua, carinhosamente chamados de lambe-lambes, foram responsáveis pela popularização da fotografia em Belo Horizonte, no início do século XX. Durante décadas, tiraram fotografias para composição de documentos e registraram cenas cotidianas de diversas gerações de mulheres, homens e crianças.

O lambe-lambe é uma técnica ligada ao grafite. No entanto, utiliza cartazes como forma de intervenção urbana. Esse gênero pode ser utilizado com diferentes propósitos, desde transmissão de ideias e pensamentos a divulgação de protestos.

A arte urbana rompe limites e fronteiras, levando para as ruas a arte que antes estava limitada a museus, bibliotecas e galerias. Ou seja, essa manifestação cultural promove a inclusão social, permitindo o acesso de mais pessoas à arte.

O lambe-lambe começou a aparecer no século XIX com o surgimento da impressão em massa, o que possibilitou a criação de uma nova maneira de propaganda: o cartaz. Todo tipo de divulgação era feito por meio desses pôsteres, desde eventos, divulgação de produtos e até de política.

Sabia que o Fotógrafo “à la minute” é a expressão europeia utilizada para designar os fotógrafos ambulantes, que exerciam a sua atividade nos espaços públicos, como jardins, parques, praças ou feiras.

O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.

A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte . A interpretação de obras de arte é pois um processo complexo e nem sempre fácil de conduzir.