Qual o objetivo de trabalhar texturas?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Objetivo. Produzir e apreciar trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas naturais, valorizando a diversidade de formas existentes na natureza, obtendo conhecimento e a livre expressão na sua construção.

Faça perguntas sobre suas texturas e deixem que explorem através das sensações táteis e visuais estes materiais. Em outro momento coloque os objetos dentro da caixa das sensações para que as crianças possam sentir suas texturas e dizer se o material tem textura lisa, macia ou áspera).

Atividade sensorial trate-se de uma prática lúdica em que a criança além de se divertir, também estimula o seu pequeno em diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Resposta verificada por especialistas. As texturas podem transmitir sensações táteis mesmo que de maneira visual, pois através do olhar é possível "sentir" determinada textura como mais áspera, lisa ou rugosa, fenômeno que se dá graças à memória sensorial que nós possuímos.

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável.

Essas atividades são muitíssimo importantes, pois elas auxiliam o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequeninos. As crianças, no geral, tendem a reter um grande número de informações, desde o seu nascimento até os cinco anos .

Como é que as crianças aprendem as texturas? A experimentar!

  • Duro. Materiais: pedras, cubos de brincar, leguminosas secas, tijoleira, madeira legos, loiça em vários materiais, etc. ...
  • Mole. ...
  • Viscoso. ...
  • Liso e macio. ...
  • Áspero e rugoso. ...
  • Felpudo. ...
  • Para todas as texturas.

Técnicas de representação das texturas
fricção sobre superfície, • cruzamento de linhas (hachura), • impressão, • decalque, • observação, • colagem, • gravura, • tecelagem.

A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado. Utilizando papel, lápis preto, lápis colorido, canetas de ponta fina preta ou coloridas, os efeitos especiais no seu desenho.

A estimulação sensorial é essencial para a criança desenvolver e aprimorar sua motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. O trabalho com a psicomotricidade ajuda as crianças na autorregulação, melhora sua capacidade para aprendizagem e desenvolvimento psicomotor.

Precisamos da integração sensorial diariamente uma vez que nosso corpo reage aos estímulos vindos do ambiente a todo o momento. As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação social, para o desenvolvimento de habilidades motoras e para a atenção e concentração.

A CAIXA DAS SENSAÇÕES VISA TRABALHAR OS SENTIDOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES TÁTEIS, DO OLFATO E DA PERCEPÇÃO ATRAVÉS DOS OBJETOS ALI DENTRO COLOCADOS. MATERIAIS NECESSÁRIOS: CAIXA DE PAPELÃO (PODE SER DE TÊNIS); • OBJETOS VARIADOS COMO: TAMPINHAS, LIXAS, PEDAÇOS DE PANO OU ALGODÃO, BOTÕES, ETC.

A textura pode ser dividida em três tipos: regular, irregular ou complexa, e simples.

Outra dica é se beneficiar da iluminação para valorizar as texturas.

  1. Grafiato. O grafiato é uma das texturas mais conhecidas e utilizadas em todo o Brasil. ...
  2. Ranhura. Ranhuras: a textura é feita com uma espátula de plástico dentada. ...
  3. Chapiscado. ...
  4. Riscado. ...
  5. Quadriculado. ...
  6. Marmorato. ...
  7. Cimento queimado.

As três abordagens principais usadas em classificação de imagens para a descrição de texturas são a estatís- tica, a estrutural e a espectral. As análises realizadas neste trabalho são abordagens estatísticas. Para proceder a classificação, é necessário realizar inferências sobre os padrões presentes em uma imagem.

Textura, nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer. Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto.

Pegue seu caderno de Arte, separe lápis preto, giz de cera e lápis de cor. Você vai fazer uma Frotagem, escolha alguns objetos com diferentes texturas e monte uma composição. Depois usando a técnica da Frotagem realize a sua produção artística. Abaixo temos alguns exemplos, se inspire neles.

A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.