Qual o objetivo de trabalhar carta enigmática?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Relacionar fala à escrita, a letra ao som e a imagem à palavra. Elaborar cartas enigmáticas. Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.

A carta enigmática é um texto que mistura a linguagem verbal com a linguagem não verbal. O enigma se forma a partir do momento em que o texto deixa de repassar ao leitor as informações traduzíveis pela leitura, e inclui elementos que devem ser compreendidos separadamente.

Dê dicas e fale algumas características de uma carta enigmática (presença de símbolos e letras, por exemplo) para ajudar os alunos a adivinhar. Após tentarem prever o que há na caixa, apresente a eles a carta e peça que tentem fazer a leitura do que está escrito, substituindo as imagens pelas palavras.

A carta enigmática é aquela que mistura a linguagem escrita com linguagem não verbal.

enigmáticoenigmático | adj.

1 problema, charada, adivinha, adivinhação, alegoria, grifo, parábola, quebra-cabeça. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Mistério de difícil compreensão: 2 cifra, segredo, incógnita, coisa, arcano, brenha, esfinge, mistério.

A carta pessoal abarca uma estrutura e linguagem mais flexível. As cartas comercial e oficial apresentam textos concisos e impessoais e com linguagem padrão. De modo geral, as cartas apresentam a estrutura: local, data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.

Quando alguém faz uma carta do leitor, é necessário evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem e outras marcas da linguagem oral. Dessa forma, espera-se que, na carta do leitor, é comum o uso de linguagem formal.

Dependendo da pessoa a quem se destina, a linguagem utilizada na carta pessoal pode ser uma linguagem mais despretensiosa (coloquial e informal) ou mais preocupada com as normas gramaticais (linguagem formal).

É correto afirmar que o jogo apresentado acima, chamado carta enigmática, é um exemplo de linguagem: Mista, porque o verbal e o não verbal se misturam para que se componha a mensagem da carta. Que não faz parte do sistema de comunicação humano, por isso se chama carta enigmática.

Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupos. Promova previamente uma conversa sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta. Lembre-se de reservar um momento da aula para a apresentação das produções e depois exponha as produções na sala de aula.

Uma carta pessoal, normalmente, é escrita para tratar de assuntos que circulam em redes restritas de intimidade. Por isso, assuntos íntimos são muito presentes nesse tipo de texto.

Algo misterioso, que não possui vestígios claros para que seja desvendado. Os enigmas e as charadas são associados por possuírem ambos um sentido de adivinhação.

A narrativa se desenvolve a partir de um crime cometido, e o leitor acompanha todos os procedimentos da investigação, por meio do olhar do narrador. Uma das características da narrativa de enigma é o fato de que a história da investigação é frequentemente contada por um amigo do detetive, no papel de narrador.

O gênero narrativa de enigma é mais complexo de ser compreendido pelo leitor e traz sempre a ideia de um crime a ser desvendado. Ao longo da trama, o detetive tenta colher pistas que possa levá-lo ao culpado.

Decida como vai complicar o enigma ou o mistério.

  1. Crie uma lista de possíveis suspeitos que a personagem principal pode encontrar ao longo da história. Você pode usar vários para colocar o detetive ou o leitor na direção errada, criando suspense e surpresa.
  2. Escreva uma lista de pistas.

Enigma da Vida é uma série incrível que vai te dar respostas para questionamentos, que, talvez, estejam o acompanhando há muito tempo. Em 7 episódios, você vai entender qual era o plano de Deus, quando criou o ser humano e como você deve cumprir aquilo que Ele deseja.