Qual o objetivo de trabalhar as religiões brasileiras?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.

Distanciando-se, assim de se histórico confessional/catequético o objeto de estudo da área de Ensino Religioso é conhecimento religioso, produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e mais recentemente da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões).

As atividades relacionadas a área e componente curricular Ensino Religioso visam sensibilizar as crianças e familiares para o respeito às diferenças culturais e religiosas, valorizando a dimensão da espiritualidade do ser humano, especialmente em momentos e situações como estes que estamos vivenciando.

O que deve ser mais relevante no Ensino Religioso é o respeito e a tolerância, ao diferente e ao diverso. Todas as religiões ou filosofia de vida, ao seu modo, elevam valores irrecusáveis como humildade, amor, honestidade, compaixão, fraternidade, sinceridade, ética e respeito, entre outros.

Uma forma de praticar a diversidade religiosa na escola é fazendo seminários em que estudantes têm que apresentar sobre cada tema da religião nestes casos, fazer toda a mostra sobre o que elas acreditam, e a importância que elas tiveram pro nosso mundo atual e do passado.

Na medida em que aprofundamos o estudo das religiões, podemos aumentar a compreensão das crenças individuais e romper as barreiras dos preconceitos e exclusivismo, atitudes que constroem um mundo muito perigos para se viver. Tolerância religiosa não significa indiferença. A tolerância envolve ação e participação.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

A religião na vida das pessoas
Em muitas comunidades religiosas, as pessoas juntas, buscam vivenciar a fé, celebrar a vida, cultivar a paz e praticar a caridade. Geralmente em uma comunidade religiosa, as pessoas compartilham as mesmas crenças, seguem os mesmos ensinamentos e buscam construir um mundo melhor.

O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser aplicada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO PARA O ENSINO RELIGIOSO
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. expressão de valor da vida. viver.

Além de fornecer a perspectiva, a área de conhecimento da Ciência da Religião favorece as práticas do respeito, do diálogo e do ecumenismo entre as religiões. Contribui, desse modo, com uma educação de caráter transconfessional que poderá incidir na formação integral do ser humano.

Os objetivos do Ensino Religioso, a partir da Base, passaram a ser os seguintes: 1. Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos; 2.

Ou seja, crenças religiosas podem influenciar a prioridade dada a valores específicos, assim como pessoas que endossam certos valores (i.e., tradição) em detrimento de outros (i.e., hedonismo) podem encontrar em práticas religiosas uma forma sistematizada de viver e organizar seus valores.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas, quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias uma com as outras, bem como quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz , da fraternidade, do respeito entre todos os povos.

De uma forma ou de outra, as filosofias de todas as religiões enfatizam o amor, a compaixão, a tolerância, o perdão e a importância da autodisciplina.

Resultado de anos de pesquisas, Unidade reúne 64 princípios comuns a diferentes tradições religiosas - "Ama o teu próximo", "Honra teu pai e tua mãe", "Fala a verdade", "É melhor dar do que receber", "Não julgues", "Colhemos aquilo que semeamos", "Deus é amor", entre muitos outros.

A diversidade religiosa representa também a liberdade religiosa dos indivíduos e a valorização de todas as manifestações religiosas. Explica que não existe uma única religião que seja verdadeira e que esteja acima das outras. Assim como há diferentes locais e culturas, há diferentes religiões e crenças.