Qual o objetivo de trabalhar as emoções?

Perguntado por: ozaganelli3 . Última atualização: 1 de março de 2023
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“Conseguir identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos contribui para que a criança se desenvolva de forma íntegra. Quando os sentimentos são reconhecidos e entendidos, facilitam o campo das relações com o outro e consigo mesmo”, explica a professora do Infantil I, Amanda Rebello.

Para além do ensino cognitivo, também é papel da escola ajudar os estudantes a lidarem com as suas próprias emoções e, assim, melhorar a relação com eles próprios e com o próximo.

A abordagem sobre as emoções é de suma importância na formação do indivíduo e na construção de sua vida mental, pois há uma estreita relação entre a ação, a emoção e a razão, trazendo fortes influências sobre sua vida futura e sobre impulsos e ações desenfreadas, sem autocontrole.

Quando a criança não aprende como reconhecer suas emoções e lidar com fatores emocionais, tem mais chances de desenvolver quadros de ansiedade e depressão, por exemplo. Por outro lado, crianças que recebem uma educação socioemocional tornam-se adultos mais tranquilos, confiantes e com maior qualidade de vida.

Brincadeiras para trabalhar as emoções

  1. Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! ...
  2. Termômetro das emoções. ...
  3. Mímica. ...
  4. Desenhos. ...
  5. Fantoches e bonecos. ...
  6. Espelho da emoção. ...
  7. Copo das emoções.

Pergunte a amigos, familiares, colegas de trabalho e até aos seus gestores quais são as características que eles vêem que você pode melhorar. Aprimorar suas habilidades emocionais no ambiente de trabalho poderá fazer com que você se desenvolva num profissional com mais inteligência emocional e capacidade criativa.

autoconfiança; reconhecimento dos pontos fortes; identificação de emoções; autopercepção.

As habilidades emocionais estão diretamente relacionadas à inteligência emocional. Diferentemente das cognitivas, que englobam determinadas capacidades, como a de análise e a de memorização, essas são competências que se referem às emoções e aos afetos do indivíduo.

A educação emocional, ou socioemocional, é um processo educativo voltado para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades cognitivas. Ela vem sendo cada vez mais discutida nas escolas como ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças e auxiliá-las na sua formação como indivíduo.

É fundamental reconhecer atitudes positivas dos alunos, saber onde acertam é tão importante – ou mais – que corrigir os erros. Para colocar a educação emocional em prática, os educadores devem, portanto, falar e explicar sobre empatia, mas também reconhecer e exaltar quando os alunos a praticam.

Trabalho emocional é um processo de gerenciamento da expressão das emoções e dos sentimentos internos, com base nas demandas emocionais exigidas pela ocupação ou contexto de trabalho.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Quando o input emocional é adicionado à experiência de aprendizagem, o cérebro capta e processa os estímulos de forma mais significativa e profunda, facilitando a sua retenção e recuperação e, consequentemente, a elaboração e regulação das respostas.

consciência ou autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade; extroversão ou engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade e entusiasmo; amabilidade: empatia, respeito e confiança; estabilidade ou resiliência emocional: tolerância ao estresse e à frustração, autoconfiança.

pensamento crítico — capacidade de analisar fatos para formar opinião; colaboração — capacidade de cooperar com o outro; inteligência emocional — equilíbrio e ponderação para solucionar conflitos.

Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

Quais são as principais atividades socioemocionais que podem ser colocadas em prática em casa?

  1. Monte um álbum de sentimentos. ...
  2. Mímica das emoções. ...
  3. Contação de histórias. ...
  4. Atividades manuais em geral. ...
  5. Selfies.

8 principais emoções humanas

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Poderíamos resumir o objetivo da educacional socioemocional da seguinte forma: Oferecer condições para que crianças e adolescentes tenham uma relação mais saudável e equilibrada com seu círculo social, e com capacidade de transformação de seus ambientes de convivência.

O desenvolvimento da educação socioemocional afeta todas as áreas da vida, inclusive o rendimento escolar. A partir do momento em que percebem melhor as suas emoções, os estudantes são mais seguros de si e desenvolvem as habilidades sociais de maneira geral.