Qual o objetivo de trabalhar adição e subtração 1 ano?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos de aprendizagem
Retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades; Resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação pessoal; Comparar e validar procedimentos de resolução.

A habilidade EF04MA03 consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de retirar, completar e comparar; Utilizar procedimentos próprios de resolução envolvendo os conceitos de retirar, comparar e completar.

- Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar a interação entre alunos; Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas; Propor a construção do conhecimento através da criatividade do desafio.

A adição é uma operação matemática que está associada com a ideia de agrupar elementos de um conjunto.

A habilidade EF01MA06 consiste em: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Como trabalhar adição com minha turma de alfabetização?

  1. Comece sempre com situações reais. ...
  2. Estimule o cálculo mental. ...
  3. Use um vocabulário de fácil entendimento. ...
  4. Trabalhe noção de juntar e acrescentar. ...
  5. Ensine por meio de probleminhas. ...
  6. Use materiais concretos. ...
  7. Sistematize com exercícios no caderno por meio de:

Resolução de problemas com adição e subtração
Nessa aula, foque na atividade principal. Proponha aos alunos a resolução do problema e depois mostre as duas soluções, pedindo que eles indiquem qual delas se parece mais com a que fizeram. Solicite também que indiquem o porquê de escolherem tal caminho.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

numérica, observando regularidades e formulando hipóteses; • Contagem de rotina; Função do número em situações cotidianas; Números (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Números (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

De acordo com o Pró Letramento: Matemática, fatos básicos são cálculos com números de um só algarismo que devem ser realizados mentalmente e sem o auxílio do algoritmo (conta armada). Então, 3 + 4 =7, 6 + 6 = 12 e 9 + 5 = 14, por exemplo, são alguns fatos básicos ou fundamentais da operação de adição.

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, com números de até três ordens, envolvendo as ideias de comparação (quanto a mais, quanto a menos, qual a diferença, quanto falta para) com o suporte de imagens, material manipulável e/ou digital, utilizando estratégias e formas de registro pessoais ou ...

Subtração é uma operação básica da matemática. A subtração é uma entre as quatro operações básicas da matemática, sendo aprendida após a adição. Considerada a operação inversa da adição, a subtração entre dois números é representada pelo símbolo – (menos) entre os números, por exemplo 9 – 5 (lê-se: nove menos cinco).

Objetivo: Analisar, compreender e resolver adições com reserva. Encaminhamento: Solicitar que os alunos resolvam as adições com reserva.