Qual o objetivo de trabalhar aberto e fechado na educação infantil?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Esta atividade educativa é voltada às crianças da pré-escola e tem como objetivo trabalhar conceitos matemáticos como a contagem, relação de números com quantidades e noções espaciais de "aberto" e "fechado".

Esta atividade educativa propõe trabalhar com o conceito matemático "dentro" e "fora". Por meio do lúdico, as crianças do maternal ou pré-escola podem desenvolver a coordenação motora, habilidades corporais, habilidades cognitivas e visuais, além de noções de espaço.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

ESSA ATIVIDADE É MUITO SIMPLES, MAS PRENDE A ATENÇÃO E ESTIMULA A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS, ESSE JOGO DOS POTES AINDA AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO DE “GRANDE E PEQUENO” E FORMAS GEOMÉTRICA.

Essa atividade teve vários objetivos, como: manipular diferentes formas; experimentar diferentes possibilidades para empilhar, empurrar e encaixar; explorar diferentes relações espaciais.

Com o objetivo de fazer previsões, relacionar, comparar e planejar experiências, a noção de grandeza para a criança determina a sua compreensão sobre os contextos em que os números se fazem presentes. As medidas estão em diversas atividades cotidianas das crianças.

O objetivo de aprendizagem deve refletir, de forma objetiva e direta, o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final do evento. Não é possível iniciar um processo de ensino sem ter definido com clareza os objetivos de aprendizagem.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Quais os objetivos e a importância da diversidade cultural na educação das crianças? Permitir que as crianças tenham a oportunidade de se auto conhecerem e conhecerem os mais diferentes aspectos das pessoas que convivem com elas, é um dos grandes objetivos de trabalhar a diversidade cultural no ambiente escolar.

  1. Exploração e criação de sons com objetos. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Brincadeiras com sons do corpo. Alinhado à BNCC do tema . ...
  3. Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais. ...
  4. Brincadeiras com as partes do corpo. ...
  5. Estações para brincar de dançar. ...
  6. Brincadeiras com sons do ambiente. ...
  7. Conhecendo a ciranda Cacuriá do Maranhão.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil
Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI – interagir e brincar.

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.

5 Brincadeiras com tampinhas

  1. Pescaria. Material: - tampinhas de garrafas. ...
  2. Acerte o alvo. Material: - tampinhas de garrafas. ...
  3. Rosquear a tampa. Material: - garrafas de plástico de diversos formatos com tampa. ...
  4. Associe a tampa. Material: - tampas de garrafas e potes diversos. ...
  5. Complete o desenho. Material: - várias tampinhas.

“O objetivo é para despertar o interesse pela matemática através da ludicidade, desenvolvendo a consciência ambiental, reaproveitando tampas de garrafas PET, dando a elas um destino criativo.

Brinquedos pedagógicos são aqueles que servem para o desenvolvimento de aprendizagens específicas, como alfabetização, contas matemáticas, conhecimentos sobre geografia, ciências, etc. Eles envolvem regras, e ajudam a criança a chegar a conclusões.