Qual o objetivo de se adicionar gelo durante o processo de emulsão?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para evitar o aumento da temperatura durante o processo de cominuição no cutter, pode-se utilizar o gelo.

A característica essencial de uma emulsão é o pequeno tamanho das gotas da fase dispersa. Isso se consegue exercendo forças cisalhantes muito grandes sobre o líquido que será disperso, que dividem o material em milhares de partículas pequenas.

Na maioria das emulsões os dois líquidos envolvidos são água e óleo. Ha ainda uma terceira substância que é adicionada com o objetivo de estabilizar a emulsão é o chamados agente emulsificante.

Os emulsificantes são utilizados para manter uma dispersão uniforme de um liquido em outro, estando entre os mais utilizados tipos de aditivos alimentícios. Além da sua função principal, que é produzir e estabilizar emulsões, os emulsificantes alimentícios contribuem em numerosos outros papéis funcionais.

O principal fator envolvido na estabilização das emulsões é o agente interfacial, que contribui para tornar a emulsão mais estável, pois interpõe-se entre a fase dispersa e a fase contínua, retardando a probabilidade da coalescência das gotas.

Emulsificantes comuns na culinária incluem a gema de ovo (em que a proteína lecitina é o emulsionante), manteiga (a proteína caseína é o que faz funcionar a emulsão), queijo, mostarda, mel, extrato de tomate, ketchup, missô e pasta de alho.

Uma emulsão é um sistema heterogêneo, composto de pelo menos um líquido imiscível disperso em outro em forma de gotas. Este líquido que contém as gotas dispersas é chamado de fase contínua ou fase externa e a outra fase é chamada de fase descontínua, fase interna ou fase dispersa.

Emulsão o/a e a/o: A mais típica das emulsões é aquela na qual o óleo está disperso na água. Compreensivelmente, ela é chamada de emulsão óleo em água (o/a). Um outro tipo de emulsão simples é a emulsão água-em-óleo (a/o), na qual a água torna-se emulsificada.

Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.

A coalescência de uma emulsão ocorre com a união de duas ou mais parcelas de uma fase em prol da formação de uma única. É comum encontrar o termo 'única' ao se referir à formação de uma gotícula de água líquida única, por reunião de duas ou mais gotículas que entram em colisão.

Emulsões são definidas como um sistema heterogêneo de pelo menos dois líquidos imiscíveis sendo um chamado de fase contínua e o outro de fase dispersa. A fase dispersa (interna) encontra-se distribuída em forma de gotículas no seio da fase contínua (externa).

Espessantes ou agentes de consistência são parte integrante de emulsões cosméticas. O químico formulador dispõe de grande variedade de ingredientes que “dão corpo” para influenciar positivamente a estabilidade e as características de escoamento dos produtos finais.

Derreta a manteiga em uma panela pequena e em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, desligue o fogo e reserve. No recipiente onde está o vinagre, coloque as gemas e a água e bata com um fouet (batedor de arame) até se formar uma mistura espumante.

Emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável. Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos.

Conforme explicamos acima, os emulsificantes são compostos que ajudam a estabilizar misturas de água e óleo, impedindo que se separem. Embora os emulsificantes não sejam essenciais para a fabricação de sorvetes, eles podem ajudar a melhorar sua textura e vida útil. Confira os principais tipos abaixo!

Como distinguir emulsão de suspensão ou de solução? A diferença está na dimensão das partículas que a compõem.

Continuar lendo Como criar uma emulsão?