Qual o objetivo de pintar na educação infantil?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As atividades com tinta possibilitam que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos, a pintura também estimula a comunicação, a sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.

O aluno também deve desenvolver habilidades para usar materiais e técnicas de desenho e pintura, bem como desenvolver conhecimentos de cor, forma, textura, luz e sombra. O aluno deve desenvolver também habilidades para criar e expressar suas ideias de forma artística.

Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; corpo, gestos e movimentos; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina, criatividade, imaginação, atenção e o conhecimento das cores.

Pintura com as mãos e os pés: Além dos pincéis, utilizar os dedos para pintar é uma ótima maneira de soltar a criatividade, ao mesmo tempo em que estimula a parte sensorial das crianças. Utilização de diferentes recursos: O papel em branco é o meio mais tradicional de se introduzir a pintura na educação infantil.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Habilidades que a pintura ajuda as crianças a desenvolverem
Ajuda a organizar suas ideias e sua percepção do meio ambiente. Ajuda a acalmá-los. Eles aprendem a representar a realidade que os cerca. Promove a capacidade de se concentrar e resolver problemas.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.

A BNCC lista uma série de códigos alfanuméricos que correspondem a objetivos de aprendizagem e habilidades específicas que o estudante deve desenvolver ao ter contato com um determinado objeto do conhecimento. No caso da educação infantil, o código traz o campo de experiência correspondente à atividade.

A pintura com cotonetes é uma atividade interessante pois fomenta o desenvolvimento da coordenação motora fina. Além disso, o pintar é, por excelência, importante para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação da criança.

Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

A habilidade EI03EO05 consiste em: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.