Qual o objetivo de fazer uma peteca na educação infantil?

Perguntado por: areis . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A atividade tem a intenção de estimular a coordenação motora fina, que trata-se do movimento realizado com as mãos e os dedos.

Melhora na flexibilidade, fortalecimento dos ossos e maior agilidade nos movimentos estão entre os benefícios de praticar peteca.

O nome “peteca”, de origem Tupi, significa “tapear”, “golpear com as mãos”. Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr e pular, além de habilidades como a coordenação, o equilíbrio e a coletividade.

A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

Art. 4º - Os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets, cada set terá tempo limitado de 12 (doze) minutos cronometrados de peteca em jogo, ou 12 (doze) pontos com tomada de saque.

Os braços deverão estar na altura do abdome, soltos à frente possibilitando movimentos mais rápidos e de curta distância nos toques por baixo (defesa e ataque) e nos toques por cima (ataque e defesa). No jogo de Peteca, dois momentos são bem definidos: o momento de atacar e o momento de defender.

Eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor, criativo e social da criança. Por meio dos brinquedos, as crianças também estimulam a imaginação e trabalham as vivências. Entre seus benefícios, os brinquedos são importantes na comunicação infantil.

brinquedo possibilita pode favorecer ao desenvolvimento integral da criança. É pelo brinquedo que ela desenvolve a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a cidadania, suas frustações, a cooperação e o relacionamento interpessoal. Ele pode ser considerado como objeto suporte da brincadeira.

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

Peteca é jogado em partidas para ver qual lado vence melhor de três. O esporte é jogado em individuais simples ou em equipes de dois. O primeiro lado que é capaz de marcar doze pontos primeiro ganha o set.

A existência de regras é fundamental no jogo, dividindo-se em regras explicitas ou implícitas, externas ou internas. Estas regras ordenam e conduzem a brincadeira, são regras que podem ser pré-existentes ou serem criadas no momento da brincadeira.

A prática do jogo de Peteca pode-se dizer, é uma criação puramente brasileira. O Brasil ainda não havia sido descoberto pelos portugueses e a peteca já era popular entre os nativos da região: os índios. Junto dela, faziam-se canções e danças para acompanhar.

O jogador ou dupla pode dar somente um toque na peteca por vez em que ela está do seu lado da quadra; Tocar a peteca com duas mãos.

Badmínton (do inglês, badminton) é um desporto individual ou de pares, semelhante ao ténis e ao volei de praia, praticado com raquete e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede. O plural de badmínton é badmíntones e o jogador de badmínton se chama badmintonista.

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil. É em Minas Gerais que o esporte tem a maior quantidade de adeptos. É um esporte que surgiu e se modificou, através das brincadeiras indígenas, onde utilizavam palha, madeira e penas para a confecção da peteca. O jodo pode ser praticado por dois ou mais participantes.