Qual o objetivo de ensinar as quatro operações?

Perguntado por: nmartins3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Objetivos: - Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.

As operações básicas são fundamentais para aprender matemática, pois como seu próprio nome já diz, ela serve como base para as áreas mais avançadas da Disciplinas. Elas são divididas em 4 tópicos que são: Adição. Subtração.

Usar e reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito. Analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano. Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Desenvolver o pensamento matemático nos seus alunos é uma forma de fazer com que eles conheçam as suas dificuldades na disciplina, se desenvolvam e explorem o seu uso da melhor forma, para resolver os problemas matematicamente.

Habilidade da BNCC
(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente. Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa.

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar. A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas! Para desenvolver um cálculo matemático, é necessária muita concentração.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras). A matemática básica pode aparecer até na física, química, biologia e geografia!

Recitar a sequência numérica é uma forma de memorizar e estabelecer a sistematização e a estruturação do sistema de numeração, tanto escrito quanto verbal. Assim, o jogo “Aprenda a contar” apoia este trabalho, oferecendo ainda a contagem dos números em inglês e espanhol.

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Ainda segundo Dante (1998), os objetivos das situações-problema são: fazer o aluno pensar produtivamente; desenvolver o raciocínio do aluno. ensinar o aluno a enfrentar situações novas.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva. O conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z e é formado por termos positivos e negativos.

Multiplicação: É soma consecutiva de números iguais. Divisão é subtração consecutiva de números iguais.