Qual o objetivo de colorir na educação infantil?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Ao aprender a desenhar e a colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando o que desenha, melhorando a coordenação motora fina. Sem contar que o ato de colorir ativa zonas nos cérebro que mexer com o celular ou no tablet não são acionadas.

A pintura diverte, relaxa e promove uma série de desenvolvimentos nos pequenos, nas áreas motora, criativa e emocional. Por isso, hoje vamos aprender qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil. Além disso, você também vai descobrir de que maneira pode aplicar as atividades artísticas na escola.

Ela acalma o cérebro e ajuda a relaxar o corpo. Isso pode melhorar o sono e a fadiga e diminuir dores no corpo, frequência cardíaca, respiração e sentimentos de depressão e ansiedade. Embora colorir não seja a cura definitiva para o estresse e a ansiedade, sentar-se para colorir por um longo tempo tem grande valor.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

O aluno também deve desenvolver habilidades para usar materiais e técnicas de desenho e pintura, bem como desenvolver conhecimentos de cor, forma, textura, luz e sombra. O aluno deve desenvolver também habilidades para criar e expressar suas ideias de forma artística.

Para desenvolver a imaginação, a noção de espaço e profundidade, a criatividade, o trabalho em equipe, a sensibilização e a percepção. Além de trabalhar a motricidade, ou seja, a forma como usamos nossos braços, mãos e dedos.

Tintas naturais: Pintura e Natureza
Usufruir da natureza, de forma consciente, para produzir tintas naturais traz para a criança vivências de pintura infantil em harmonia com o meio natural, com a arte e com a cultura.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

Dar a aparência final da superfície aonde for aplicada através de cores, brilho, matizes e texturas.

Colorir trabalha a coordenação motora
Para segurar o lápis, é necessário encaixá-lo na mão, deixá-lo firme e fazer o movimento correto para pintar. Esse simples conjunto de atividades trabalha o punho e os dedos, ajudando na manipulação de pequenos objetos.

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; corpo, gestos e movimentos; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.