Qual o objetivo de brincar de Esconde-esconde na educação infantil?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A brincadeira de esconder e achar objetos promove uma percepção de que as coisas podem permanecer nos lugares mesmo que a criança não consiga as ver, o que é uma conquista extremamente importante nessa faixa etária.

Jeito de brincar
Uma criança tem que esconder o rosto e contar até 30 enquanto as outras se escondem. Depois, ela tem que encontrar todos os outros para ganhar a brincadeira. Sempre que achar alguém, tem que correr e bater no pique, dizendo: "Chicotinho queimado, 1,2,3,4, (nome da criança encontrada) atrás da árvore".

A brincadeira de esconder é uma brincadeira tradicional em nossa cultura, passada de geração em geração, com a qual bebês, crianças e adultos podem brincar.

PARA DAR INÍCIO NA BRINCADEIRA BASTA OS PEQUENOS SE ESCONDEREM EMBAIXO DE UM LENÇOL OU COBERTOR PARA QUE A CAMA, SOFÁ OU QUALQUER CANTINHO DA CASA VIRE UMA VERDADEIRA DIVERSÃO! ESTA É UMA BRINCADEIRA SIMPLES E CORRIQUEIRA EM MUITAS CASAS, MAS QUE DIVERTE BASTANTE AS CRIANÇAS.

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.

As brincadeiras são ótimas formas de promover o desenvolvimento infantil, e é muito importante estimulá-las. Elas ampliam diversas habilidades, desenvolvem a coordenação motora, estimulam o desenvolvimento cognitivo e, ainda, promovem o relacionamento social.

Significado de Esconde-esconde
substantivo masculino Jogos. Jogo infantil em que uma das crianças deve procurar e encontrar as outras que estão escondidas; escondido. Etimologia (origem da palavra esconde-esconde). Forma Der. de esconder.

A brincadeira esconde-esconde pode ser reproduzida em 7 etapas.

Esconda-se atrás de objetos grandes e largos.
Móveis de grande porte, muros de casa e lugares do tipo são esconderijos ideais no esconde-esconde. Você tem altas chances de escapar ileso, ainda mais se a pessoa que está procurando (o "pegue") tiver preguiça de olhar cada cantinho!

“Ao esconder o rosto ou um brinquedo, fazendo-os aparecer em seguida, o bebê aprende que um objeto ou uma pessoa existem mesmo que estejam fora de seu campo de visão.

as crianças, por meio das brincadeiras, reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.

Brincar melhora o bem-estar cognitivo, físico, social e emocional de crianças e jovens. Através das brincadeiras, as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas. Eles também aprendem habilidades de que precisam para estudar, trabalhar e se relacionar, como: confiança.

O aprender brincando na educação infantil consiste em tornar o processo-ensino aprendizagem uma forma natural de se construir conhecimentos, partindo da espontaneidade da criança à sistematização de saberes, que se produzem em meio a interação proporcionada pelas brincadeiras.

O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.

Para Vygotsky (1991) o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.

7 brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula que os alunos vão adorar

  1. Pintura. Mexer com tinta ou mesmo colorir desenhos são algumas das atividades mais vistas na escola. ...
  2. Leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro. ...
  4. Recortes e colagens. ...
  5. Teatro de fantoches. ...
  6. Gincanas. ...
  7. Massinha.

Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado.

esconde-escondes

Plural: esconde-escondes.