Qual o objetivo de brincar com farinha de trigo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A atividade permite trabalhar a percepção com texturas, volumes, consistência, temperatura e cores e explorar relações de causa e efeito (misturar, transbordar etc.) na interação com o mundo físico. E também aprender a compartilhar objetos e espaços com os colegas.

Porque trabalhar com misturas
O trabalho com misturas na Educação Infantil é uma das formas pelas quais podemos proporcionar às crianças experiências com materiais plásticos diversificados, promovendo o conhecimento das propriedades dos materiais, assim como a possibilidade da produção de marcas.

Ajuda no desenvolvimento da fala
Isso porque os pais ou responsáveis por esse entretenimento podem inserir elementos extras que ajudam a criança a aprimorar as habilidades de fala, leitura e escrita. É o caso de receitas de lanches e quitutes, lista de ingredientes, anotações sobre utensílios de cozinha e muito mais.

Pelo valor energético como fonte de carboidratos e pelos preços relativamente baixos, as farinhas têm grande importância na alimentação humana e dos animais domésticos, sendo utilizada a milhares de anos.

Relaxamento, socialização, criatividade artística e coordenação motora são alguns dos benefícios da massa de modelar.

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

Atividades de coordenação motora com massinha
Amassar com os dedinhos, enrolar a massinha para fazer uma cobrinha ou bolinhas pequenas parecem atividades simples, mas são muito importantes para uma criança.

As regras são as mesmas, o que muda é são presentes: você compra (ou faz!) coisas inúteis ou nojentos… ou seja, algo que a pessoa detestará. Assim como diz o nome, você dá canecas. O objetivo é dar um item que seja a cara da pessoa – pode ser de café, chá, chope, suco

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.

Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.

As brincadeiras guiadas são atividades educativas lúdicas que, embora suavemente dirigidas por um adulto, dão às crianças a liberdade de explorar um objetivo de aprendizagem à sua maneira.

ESSA ATIVIDADE É MUITO SIMPLES, MAS PRENDE A ATENÇÃO E ESTIMULA A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS, ESSE JOGO DOS POTES AINDA AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO DE “GRANDE E PEQUENO” E FORMAS GEOMÉTRICA.

É também um dos primeiros caminhos pelos quais a criança entra no mundo da brincadeira simbólica. E onde há natureza acessível, essas comidinhas acontecem de maneira ainda mais especial. Nos ambientes naturais, as crianças têm à disposição um repertório infinito de ingredientes.

O brinquedo confeccionado com recicláveis, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado).

"A farinha de coco é rica em fibras alimentares, até mais que linhaça, por exemplo, e por isso tem potencial de melhorar a função intestinal e garantir a saciedade, o que auxilia no processo de emagrecimento", explica a profissional que destaca outros benefícios da farinha de coco para nosso bem-estar. Confira!

Farinha consiste em um alimento em pó desidratado, muito rica em amido, utilizada principalmente nos setores alimentícios. Na maioria das vezes, é um produto feito a partir de cereais moídos, como o trigo, a aveia e até mesmo de outras partes dos vegetais, como as raízes e as cascas.

O consumo da farinha pode desencadear um processo conhecido como glicação, em que as flutuações dos níveis de açúcar na corrente sanguínea dificultam a conversão de proteínas em energia. Isso favorece processos inflamatórios relacionados a doenças cardiovasculares e a problemas como artrite.