Qual o objetivo da SAE na enfermagem?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia desenvolvida a com o objetivo de organizar a prática da enfermagem no atendimento e cuidado do paciente.

A SAE garante que todos os procedimentos de enfermagem e cuidados com pacientes sejam feitos de forma padronizada, de acordo com metodologias testadas e aprovadas. Desde 2009, a sistematização da assistência de enfermagem passou a ser considerada método organizacional para aplicação do Processo de Enfermagem (PE).

Assim sendo, na SAE, o processo de enfermagem representa o caminho a ser percorrido para alcançar um resultado. Na prática atual, o PE vem sendo utilizado de acordo com as seguintes fases: coleta de dados ou histórico de enfermagem, diagnóstico, planejamento de cuidados, prescrição e evolução de enfermagem.

Está relacionado com a qualidade do cuidado prestado ao paciente, assim como a segurança do profissional na realização de suas atividades (Aluna 11). A SAE é uma forma de avaliar melhor o paciente e também uma forma para o enfermeiro se respaldar que foram feitas as intervenções (Aluna 23).

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia científica desenvolvida no decorrer da prática profissional do enfermeiro. O Processo de Enfermagem (PE) é um método de trabalho composto de 5 etapas que quando em conjunto com uma teoria de enfermagem direciona no planejamento da assistência.

Os Serviços de Assistência Especializada (SAE) estão inseridos em ambulatórios, hospitais ou integrados a estruturas que se caracterizam por prestar atendimento exclusivo a pacientes portadores do HIV/Aids - HD e/ou ADT, conforme o Ministério da Saúde (2005).

Por meio das anotações de enfermagem é possível verificar a estatística de tarefas executadas e ter fonte segura para pesquisas e auditorias. Além disso, esse instrumento pode ser utilizado como documento legal de defesa e incriminação dos profissionais nas diversas esferas judiciais.

A SAE é dividida em cinco importantes etapas da jornada do paciente: 1) Coleta de dados (formada pelo histórico e pelo exame físico). 2) Diagnóstico de Enfermagem. 3) Planejamento do cuidado. 4) Implementação do cuidado.

A implementação da SAE é fundamental por contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem (Marques; Carvalho, 2005), para a caracterização do corpo de conhecimentos da profissão (Jesus, 2002) e por trazer implicações positivas para o paciente e para equipe de enfermagem (Mendes; Bastos, 2003).

A SAE possui cinco etapas que orienta o profissional em relação ao cuidado e segurança do paciente que são; coleta de dados, diagnóstico de Enfermagem, planejamento, implementação e avaliação de Enfermagem (2).

A resolução normativa apresenta a SAE a partir dos pilares Método, Pessoal e Instrumentos, os quais organizam o trabalho profissional, tornando possível a operacionalização do PE.

Resolução nº 358/2009

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está realizando a atualização da Resolução nº 358/2009, que trata da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

De acordo com o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), os processos de enfermagem são organizados em 5 passos:

  • coleta de dados ou investigação;
  • diagnóstico de enfermagem;
  • planejamento de enfermagem;
  • implementação;
  • avaliação.

História do SAE
Criado em janeiro de 1976 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nasceu com o propósito de desenvolver programas de apoio e de assistência aos estudantes que encontrassem dificuldades de permanência na Universidade, principalmente em função de problemas econômicos.

A anotação de enfermagem é o registro de informações realizado pela equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem), relativas ao paciente/cliente, família e comunidade.