Qual o objetivo da quadrilha?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais, como um festejo para agradecer a colheita e ainda, homenagear os santos populares. A partir do início do século XX, as quadrilhas se espalharam por várias regiões do Brasil, sendo até hoje muito populares, tanto nas cidades do interior quanto nas grandes capitais.

OBJETIVOS GERAL: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações…

É uma manifestação cultural que se relaciona a questões sociais e culturais das regiões brasileiras. Por isso, além de ser uma atividade lúdica, a festa junina pode ser utilizada como um elemento pedagógico.

A quadrilha, assim como outras danças, é tida como um ótimo exercício para o corpo e também para a mente. O conjunto de todos os benefícios gerados pela dança é a união da alegria com a sensação de bem-estar, e por fim, o resultado é a saúde física, emocional e mental.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

O nome quadrilha tem origem na palavra francesa quadrille. A quadrille surgiu em Paris, na França, e era uma dança composta de quatro casais. Há quem diga que a encenação do casamento na dança da quadrilha seja uma crítica social às famílias tradicionais: a noiva aparece grávida e seu pai obriga o noivo a se casar.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por. possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região. abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

Qual o significado dos festejos juninos? A festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!

As Festas Juninas são de grande importância para o povo brasileiro, pois representam uma oportunidade de celebração das tradições culturais e folclóricas do país. Elas promovem a integração das comunidades, fortalecem os laços familiares e preservam valores e costumes passados de geração em geração.

Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

As festas juninas brasileiras são eventos ligados à produção agropecuária e contribuem para fortalecer a cultura agro regional do nosso país.

A música e a dança nas festas juninas oferecem às crianças uma forma segura e divertida de expressar suas emoções. Elas podem experimentar alegria, entusiasmo, diversão e outros sentimentos positivos enquanto dançam e se envolvem na atmosfera festiva.

Hoje existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.

A festa junina é um bom momento para potencializar a alfabetização por meio de diferentes propostas para os alunos. Estudar a origem de alimentos típicos, ler e escrever as receitas desses pratos e criar tutoriais de como fazer são exemplos de caminhos para explorar a temática dessas celebrações.

Era período de congraçamento, de partilha e estabelecimento de alianças entre as comunidades. Eram rituais de fartura e abundância em todos os sentidos, no âmbito alimentar e na relação entre as famílias: casamentos, batizados e compadrio."