Qual o objetivo da primeira geração romântica?

Perguntado por: uzagalo3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Esse período foi marcado por um forte sentimento de busca de identidade nacional, já que éramos um país recém-independente. Dessa forma, a primeira fase do Romantismo no Brasil apresentou como temas principais o amor impossível, o índio, a saudade da pátria, a natureza e a religiosidade.

Primeira geração romântica: prosa
Nesse contexto, a valorização da figura indígena (considerada o herói nacional) e a exaltação dos elementos típicos da cultura local (e também da natureza brasileira) são recorrentes nos textos literários.

A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.

As principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro são: Exaltação da natureza e da liberdade: Os românticos utilizavam a exaltação da natureza e da liberdade como um mecanismo para fugir da realidade, objetivo alcançado quando o escritor voltava-se para paisagens novas, como a selva brasileira.

Qual foi o principal objetivo do romantismo? No romantismo, a sociedade evidenciou o espírito romântico – atitude e visão de mundo centrada no indivíduo – com o objetivo de se diferenciar dos pensamentos do Iluminismo, que colocava a razão como centro do mundo e pregava a objetividade.

A Primeira Geração Romântica tem como principais características: Exaltação da natureza e da liberdade. Religiosidade.

A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.

Alternativa correta: E. 3) São características da Primeira Geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade.

A primeira geração do Romantismo no Brasil é também conhecida como indianista ou nacionalista, em razão da valorização do índio e da pátria.

A poesia romântica brasileira é dividida em três gerações: indianista, enaltecedora do heroísmo indígena; ultrarromântica, centrada nas temáticas do amor e morte; e condoreira, de cunho social.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

Na literatura, o romantismo teve como marco inicial a publicação da obra Os sofrimentos do jovem Werther (1774), do escritor alemão Goethe. No Brasil, a literatura romântica tem início com a publicação da obra Suspiros poéticos e saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães.

O ano de 1881 é considerado marco final do romantismo, quando são lançados os primeiros romances de tendência naturalista e realista (O mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias de Brás Cubas , de Machado de Assis), embora desde 1870 já ocorressem manifestações do pensamento realista na Escola de Recife, em movimento ...

O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.