Qual o objetivo da peteca na educação infantil?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A atividade tem a intenção de estimular a coordenação motora fina, que trata-se do movimento realizado com as mãos e os dedos.

Benefícios de jogar Peteca

  • Maior flexibilidade das articulações;
  • Desenvolvimento da musculatura e agilidade nos movimentos;
  • Ampliação da capacidade respiratória;
  • Queima de calorias e redução do peso;
  • Descarga psicológica para tensões;
  • Aumento na velocidade de reação;
  • Ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o chão. Existem 02 (dois) momentos distintos durante o jogo: ATAQUE E DEFESA.

A confecção de brinquedos estimula na criança o desenvolvimento dos aspectos sociais, dentre eles a criatividade, autonomia e a socialização, elementos essências para um bom convívio em sociedade.

No âmbito da construção da aprendizagem, alguns jogos têm o propósito de auxiliar o aluno na aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio matemático e conhecimentos linguísticos. Já em outros momentos, eles os auxiliam no desenvolvimento afetivo, físico-motor e social.

ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”. É uma brincadeira bastante popular no Brasil! Muitas pessoas esperam o tempo das colheitas para produzir seus brinquedos.

A peteca é golpeada usando as mãos e pode ter dois ou mais participantes.

Nessa hora é preciso encher o interior da peteca com areia, sendo possível fazer uma canaleta de papel para facilitar o procedimento. Em seguida, finalize o fechamento da peteca com a costura. Já para colocar as penas é preciso colocar bastante cola no tubo e depois inserir em torno de 10 penas.

A regra principal é nunca deixar a peteca cair, não importa quantas vezes precise bater nela até conseguir passar pro outro jogador! E pra fazer passes incríveis, a dica é colocar ela numa das mãos, depois jogar pro alto e bater com a outra mão, num movimento bem parecido com o saque de vôlei, sabe?

A peteca deve apresentar peso entre 40 g e 42 g, base com diâmetro entre 5 cm e 5,2 cm e altura total de 20 cm, incluindo as penas. O esporte apresenta um tempo de 20 s por equipe para a obtenção do ponto. Caso a equipe atacante não efetue o ponto no tempo oficial, ele é contabilizado para a equipe adversária.

Eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor, criativo e social da criança. Por meio dos brinquedos, as crianças também estimulam a imaginação e trabalham as vivências. Entre seus benefícios, os brinquedos são importantes na comunicação infantil.

Os brinquedos são de vital importância para a aprendizagem e para a educação da criança por propiciar o desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação a capacidade de raciocínio e a autoestima. O brinquedo é o objeto real ou imaginário que antecipa os dados da realidade.

brinquedo possibilita pode favorecer ao desenvolvimento integral da criança. É pelo brinquedo que ela desenvolve a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a cidadania, suas frustações, a cooperação e o relacionamento interpessoal. Ele pode ser considerado como objeto suporte da brincadeira.

A BNCC estabelece como eixos estruturantes para a Educação Infantil interações e brincadeiras. A finalidade pedagógica dos eixos é que a criança possa experimentar, desenvolver e socializar a partir dessas práticas. Os jogos podem ser utilizados tanto para o eixo da interação quanto para as brincadeiras.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Os jogos são recursos pedagógicos, pois eles não visam só o prazer, auxiliam na construção da leitura, da escrita, na matemática e na interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento social.