Qual o objetivo da leitura horizontal?

Perguntado por: aresende5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O autor segue sendo o sabedor da mensagem, mas agora o leitor é também parceiro. Ele se entende no papel de participante. O tema pode ser o mesmo O inferno e o paraíso dentro nós. Só que na escrita horizontal, o tratamento, no lugar do argumentativo-dissertativo, é livre.

Tipos de leitura: o que é a leitura lateral
Ao contrário da leitura vertical, em que o leitor lê e se concentra em apenas um texto, a leitura lateral propõe a verificação do que se lê enquanto se lê.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Escrita Horizontal
É aquela em que o autor e o leitor estão sentados à mesma mesa. O autor segue sendo o sabedor da mensagem, mas agora o leitor é também parceiro.

Resumidamente, a principal diferença entre horizontal e vertical é a orientação a qual se referem. Nesse sentido, a horizontal diz respeito às linhas retas, ou linhas deitadas, para simplificação. Por outro lado, a vertical refere-se às linhas de cima para baixo, ou retas “em pé”.

Se a leitura acontecer em pé, distribua seu peso corporal nas duas pernas, leve os cotovelos à frente do tronco e eleve o livro físico ou digital na altura do seu nariz buscando assim uma cervical mais alinhada. Lembre-se de alternar o livro de mão.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Inclua tempo para a leitura durante as aulas
Uma das principais maneiras de estimular o prazer pela leitura nas crianças é incluir um tempo especialmente dedicado para que possam ler. Para isso, combine com a equipe pedagógica qual será o horário destinado para os livros e em seguida, comunique aos alunos.

A leitura é muito importante, pois faz o aluno adquirir subsídios de como escrever. Para aprender a ler, etapa considerada decisiva no processo de alfabetização/letramento, é preciso uma prática constante de leitura de textos diversificados.

A leitura desenvolve no educando a capacidade crítica e o nível intelectual, sua criatividade e a relação com o meio social.

A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado”, destaca o pesquisador.

A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...

1 – o conhecimento lingüístico; 2 – o conhecimento textual; 3 – o conhecimento de mundo. Mediante a interação desses níveis o leitor consegue construir o sentido do texto. Assim, quando um desses níveis não estiver presente, no ato da leitura, a compreensão ficará comprometida.

Ler em voz alta com fluência em diferentes situações. Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, considerando as características do gênero, os aspectos sociocomunicativos, as finalidades da escrita e o contexto de produção. Revisar os próprios textos, considerando coerência, coesão e ortografia.

Na educação horizontal o educador nunca se nivela ao educando. Ao contrário, atua como amigo acolhedor, capaz de agregar os educandos para adesão consciente ao projeto de harmonização, onde os referenciais positivos são fonte de admiração e de imitação.