Qual o objetivo da história das vogais?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A HISTÓRIA DAS VOGAIS ESCRITO POR ROSIMEIRE DE SOUZA PEREIRA, COM ADAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS DE ALICE, É UM BOM RECURSO PARA AJUDAR O ALUNO A IDENTIFICAR AS VOGAIS NAS PALAVRAS E TEXTOS DO DIA A DIA. O A ESTAVA CANSADO DE VIVER SOZINHO, ANDAVA DE UM LADO PARA OUTRO, E NADA DE ENCONTRAR UMA AMIGUINHA.

Sobre esta aula:
A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra. Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.

As atividades envolvendo as vogais podem ser usadas para ensinar aos alunos sobre palavras, frases, rimas e sons. Estas também podem ajudar os alunos a desenvolver um vocabulário mais amplo, bem como a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.

Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil. (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. Objetivos de Aprendizagem: Dramatizar a história das vogais.

Campo de experiência da BNCC:
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.

Os campos de experiência da BNCC são as esferas de desenvolvimento que devem ser trabalhadas durante a Educação Infantil, funcionando de forma semelhante aos componentes curriculares do Ensino Fundamental e Médio.

Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras numa palavra; Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética; Interagir de maneira lúdica; Enriquecer seu vocabulário através da oralidade.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Vamos utilizar o código EF01CI02: o primeiro par de letras: EF, corresponde a etapa do Ensino Fundamental; o primeiro par de números: 01 indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue: Língua Portuguesa/Arte.

Cesta de sons das vogais
A criança deve identificar os sons. Se for a primeira vez que tiver fazendo a atividade de reconhecimento dos sons, não se importe com associar o som à letra. Apenas deixe a criança agrupar os sons.

· Diferenciar vogais de consoantes; Habilidades BNCC: (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Atividades de matemática: Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
DICA DE VÍDEO: VOGAIS (COMPILAÇÃO) APRENDA A FALAR E ESCREVER AS VOGAIS ATRAVÉS DA MÚSICA.