Qual o objetivo da disciplina de arte?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.

O que é a disciplina de artes? A disciplina de artes na escola tem como objetivo formar pessoas com percepção e capazes de decodificar valores pela linguagem visual e corporal, e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer pela quebra de rotina e externação de sentimentos.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.

As artes e o esporte têm papel importante para o desenvolvimento de alunos no ambiente escolar e, portanto, não podem ocupar um espaço inferior ao de outras disciplinas nos currículos -até porque ajudam a fomentar competências que serão usadas em outras áreas.

As artes têm um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos de vida da criança.

Ativa a criatividade e proporciona momentos de interação e sensibilização emocional. Torna mais aguçada na criança a capacidade de entender e reagir a mudanças na percepção, comunicação e atenção. Promove na criança análise e compreensão de si e dos outros.

Objetivos. – Reconhecer diferentes tipos de linha para a ampliar o repertório e possibilitar o uso de novos recursos para o desenho. – Explorar diversos materiais para a produção de linhas favorecendo uma aquisição de repertório procedimental.

A arte-educação pretende utilizar a arte no processo de formação humana para dar sentido ao sentir e a percepção de mundo do ser, utilizando-se das emoções e referências simbólicas (cultura, memória, criatividade) do indivíduo.

  1. Artes visuais: trabalhe com desenhos e obras com a temática chuva. ...
  2. Música: convide os alunos a ouvirem som de chuva. ...
  3. Teatro: crie cenas que podem ocorrer durante a chuva. ...
  4. Dança: estimule os alunos a recriarem coreografias. ...
  5. Exposição: crie um painel coletivo.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

Uma ponte que nos leva a conhecer e a expressar os sentimentos é, então, a arte, e a forma de nossa consciência apreendê-los é através da experiência estética. Na arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma, que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro.

A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.

“A arte é o campo cultural no qual podemos encontrar o íntimo, fora, entre nós, tornado comum. Nesse sentido, ela pode eventualmente expandir ideias de mundo e de gente, trazendo pensamentos e sensações que podem eventualmente nos fazer reconhecer fora de nós algo que é nosso.