Qual o objetivo da dinâmica das emoções?

Perguntado por: edantas8 . Última atualização: 1 de março de 2023
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A dinâmica Caixa de Sentimentos, também conhecida como Caixa das Emoções, é uma atividade que ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais, entre elas, o autoconhecimento, a partir da identificação de emoções como alegria, tristeza, raiva e medo.

A abordagem sobre as emoções é de suma importância na formação do indivíduo e na construção de sua vida mental, pois há uma estreita relação entre a ação, a emoção e a razão, trazendo fortes influências sobre sua vida futura e sobre impulsos e ações desenfreadas, sem autocontrole.

AUTOCONFIANÇA
Uma das habilidades essenciais para o desenvolvimento emocional é a autoconfiança. Para isso, os pais podem fortalecer a autoconfiança do filho reconhecendo as habilidades que ele tem.

Quando as crianças entendem as emoções e as comunicam de maneira assertiva e eficiente, elas podem e conseguem, ao reconhecêlas, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com eventos negativos, ou positivos, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre a perspectiva do outro.

É fundamental reconhecer atitudes positivas dos alunos, saber onde acertam é tão importante – ou mais – que corrigir os erros. Para colocar a educação emocional em prática, os educadores devem, portanto, falar e explicar sobre empatia, mas também reconhecer e exaltar quando os alunos a praticam.

A função das emoções é, principalmente, contribuir com nossa evolução e amadurecimento, evitando alguns riscos, nos afastamento dos mesmos, e assim como para gerar laços com pessoas, locais e situação que nos trazem sensações boas e agradáveis.

A educação emocional, ou socioemocional, é um processo educativo voltado para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades cognitivas. Ela vem sendo cada vez mais discutida nas escolas como ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças e auxiliá-las na sua formação como indivíduo.

Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.

Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional; – Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; – Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Identificando e nomeando emoções

  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
  2. Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
  3. Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite situações do dia a dia.

Utilizar a mímica como uma das brincadeiras para trabalhar emoções é algo rico e divertido. Na forma de mímica das emoções, podem ser feitas perguntas para as crianças, pedindo que elas reajam mostrando como se sentem em cada um dos momentos.

Em outras palavras, é implementar um processo de aprendizagem ativo, criativo e motivante.

Podemos dividir em três as principais funções das emoções: elas motivam e organizam as nossas ações, servem para nos comunicarmos com outros e também para nos comunicar com nós mesmos.