Qual o objetivo da caixa Mágica?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

A “Caixa Mágica” surge como uma possibilidade de enriquecimento para esta pesquisa e todas as outras que se preocupam com o brincar livre nas escolas de educação infantil, pois funcionará como um dispositivo mediador do brincar livre a partir de materiais não estruturados seguindo as orientações e especificidades da ...

Campos de Experiência:
Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.

Como trabalhar as emoções na educação infantil?

  1. Conte histórias. Contar histórias para as crianças é a melhor forma de conversar sobre temas difíceis de modo lúdico e leve. ...
  2. Faça brincadeiras. ...
  3. Converse sobre as emoções. ...
  4. Estimule a empatia. ...
  5. Trabalhe as frustrações. ...
  6. Respeite as emoções.

Uma caixa sensorial é uma espécie de brinquedo feito de componentes de diferentes tamanhos, texturas, cores e sons que estimulam a imaginação e os 5 sentidos das crianças.

A caixa lúdica deve conter materiais pequenos para que a criança possa manusear com facilidade, mas não tão pequenos que ponham em risco a vida das crianças. Devemos fazer uso de materiais estruturados (miniaturas, brinquedos) e materiais não estruturados (que possibilitam a criação).

Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Neste campo estão as manifestações artísticas, científicas e culturais. Aqui as crianças começam a desenvolver conhecimentos sobre cultura e, principalmente, sua própria produção artística. Música, teatro, filmes, fotografia e pinturas são exemplos do que os professores devem levar à sala de aula.

Trabalhar sentimentos na Educação Infantil significa levar as crianças por um caminho de autoconhecimento, para que possam perceber e verbalizar a maneira como se sentem. “O autoconhecimento promove o autodomínio, que promove o auto respeito, sendo este a condição para o sujeito respeitar o outro também.

O jogo “Dado das Emoções” promove um espaço lúdico e educativo onde as crianças vão se divertir e ao mesmo tempo aprender a falar sobre as suas emoções. Através dele será estimulada a consciência emocional, ajudando a criança a identificar, a exteriorizar e a lidar com as suas emoções e sentimentos.

Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.

O tapete sensorial feito para as crianças do Maternal tem como objetivo estimular o tato. Passo a passo, a criança vai experimentando diferentes texturas, materiais e formas. Eles aprenderam brincando!

- Massagens e brincadeiras com o corpo; - Livros sonoros, com texturas, imagens, cores; - Instrumentos musicais; - Brincar no parque (no escorrega, no baloiço, no trampolim);

3- Forma mista (caixa e sobre a mesa). Devem-se observar a : ASPECTOS COGNITIVOS: o Raciocino lógico , seriação , criatividade , memorização atenção , estratégia etc.. ASPECTOS PEDAGOGICOS ; Como ela lida com a aprendizagem, aspectos da linguagem e escrita , como lida com a brincadeira, E resolução de atividades etc…

A caixa lúdica é um instrumento de trabalho utilizado pelo psicopedagogo no processo de diagnóstico das dificuldades de aprendizagem. O lúdico é uma ferramenta poderosa para o psicopedagogo.

Os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno. A BNCC, em fase de implementação, define as diretrizes para o campo da educação básica brasileira.

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.

diferenciar as formas dos objetos. desenvolver memória visual e sequencial (dificuldade para memorizar e reconhecer padrões) compreender semelhanças e distinções entre objetos. reconhecer algo, mesmo que esteja com dimensão, posição ou cor diferente.

Sistema visual
Em sala de aula, a simples ação de mudar a decoração, colocar desenhos nos murais, abusar das cores, já estimulam essa percepção. Da mesma forma, toda atividade que envolve a visão, como teatros e fantoches para as crianças, estimulam a percepção visual.

O que envolve esse Campo de escuta, fala, pensamento e imaginação? O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.

Continuar lendo Que planta é mágica?