Qual o objetivo da brincadeira espelho?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O objetivo da Dinâmica do Espelho é estimular a reflexão sobre si e o autoconhecimento, ajudando os participantes a compreenderem melhor a si mesmos e sua relação com os outros do grupo. A Dinâmica do Espelho pode ser aplicada em empresas, escolas e em diversas outras organizações, bem como em grupos de apoio.

Cada participante vai olhar o retrato de um colega dentro da caixa com a menção do gestor de que aquela é uma pessoa muito importante para a equipe. No entanto, a pessoa verá o próprio rosto e, nessa hora, já começa a dinâmica ao observar a reação do participante.

Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

A brincadeira oferece uma melhor compreensão do mundo e é importante para o crescimento cerebral. Neurocientistas descobriram que jogos e brincadeiras podem estimular esse desenvolvimento. Atividades como dança da cadeira e morto-vivo permitem aprender regras e combinados, muito benéficos para a primeira infância.

ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Olha só o o que o meu coleguinha está fazendo! Será que eu sei fazer igual? Depois de se observarem no espelho, experimentando fazer diversos movimentos, os alunos de infantil 2 brincaram de Espelho Vivo, tentando repetir os movimentos dos coleguinhas.

O estádio do Espelho é um momento particular da vida psíquica da criança, processo de maturação, no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo.

Satisfação ao se olhar no espelho traz sensação de bem-estar e aumenta a imunidade. Admirar o reflexo e gostar do que vê. O ato pode parecer simples, mas desencadeia sensações que se estendem por corpo e mente.

A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.

Dinâmica é um termo relacionado com movimento e forças. Pode ser um conceito da área da física, da música ou da psicologia, no caso da dinâmica de grupo. No ramo da física, dinâmica é a ciência que estuda o movimento, considerando unicamente as forças como suas causadoras.

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

as crianças, por meio das brincadeiras, reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.

Conforme a pesquisa, o jogo e a brincadeira favorecem não só o desenvolvimento motor e psicomotor, como a lateralidade, coordenação motora, autoestima, como também o desenvolvimento cognitivos sendo meios utilizados para melhorar o desenvolvimento integral do aluno que consequentemente beneficiará o processo de ensino- ...

No brincar a criança explora, coleta, seleciona, coleciona e constrói conforme a sua vontade e/ou através de observações de experiências anteriores. Assim, ela aprende a elaborar suas reflexões, estratégias, independência e criatividade, permitindo que aumente a sua experiência e do grupo na qual está inserida.

Através da brincadeira a criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e capacidade cognitiva. É um momento de crescimento e compreensão do eu e do outro. (Brinquedista bolsista A). Do desenvolvimento social, psicológico e emocional.

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança, pois prevalece a assimilação. No jogo, a criança se apropria daquilo que percebe da realidade. O jogo não é determinante nas modificações das estruturas, mas pode transformar a realidade.

Uma aula espelho é um recurso acadêmico que utiliza uma plataforma digital compartilhada entre alunos e professores de duas ou mais Universidades estrangeiras a fim promover tanto a internacionalização de programas acadêmicos como a mobilidade e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, as chamadas TICs.

A roupa nova de Doralice é uma alegre e moderna releitura do famoso conto “A roupa nova do rei”.

O estádio do espelho é elencado em três momentos. O primeiro momento é caracterizado pelo estranhamento da própria imagem; o segundo é caracterizado pela fase de transitoriedade; o terceiro é marcado pelo reconhecimento do próprio reflexo, este produzido pelo espelho ou pelos semelhantes humanos.