Qual o objetivo da atividade de identidade?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças. Durante os primeiros anos escolares, é essencial que as crianças avancem nas habilidades de autoconhecimento.

Promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da autoestima é o objetivo geral deste projeto.

Identidade é construída no cotidiano
A própria BNCC dá uma pista quando diz que se deve usar todas as interações, brincadeiras e linguagem para esse fim. Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança.

Eles ajudam as crianças a ter consciência dos limites do próprio corpo e a observar os próprios movimentos, diferenciando-se dos colegas e do ambiente.

A identidade articula a trajetória individual com a vida em comum, aquilo que fazemos e deixamos de fazer, a teia de fenômenos que compõe a sociedade. Aquilo que está fora do nosso alcance e controle é essencial para a formação da identidade, ou seja, a percepção da diferença se dá pelo contraste.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".

A habilidade EF69LP44 consiste em: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de ...

Justificativa: A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende que se faz a construção de sua identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos.

· Identificar as pessoas como seres individuais através de seus nomes. · Identificar as pessoas que estão presentes no seu dia a dia através dos nomes (família verdadeira, família do abrigo em que vive, colegas, professores, voluntários, etc.). Este trabalho visa o autoconhecimento e a percepção de identidade.

A construção da identidade acontece a partir das relações que a criança estabelece com os grupos com que convive. Quanto mais intensas essas interações, maior o impacto sobre a autoimagem dos pequenos. O ambiente escolar tem uma contribuição importante, já que é o lugar de maior convício social depois da família.

Como incentivar uma criança a ser autônoma?

  1. Ofereça opções de escolha. Permitir que as crianças façam suas próprias escolhas é o primeiro passo para estimular a autonomia. ...
  2. Respeite suas opiniões. Ao ouvir as ideias e opiniões das crianças estamos ajudando a desenvolver senso de autonomia. ...
  3. Dê responsabilidades.

Atualmente a escola assume um papel de fundamental relevância, como instituição social agente na construção da identidade e da transmissão de conhecimentos formadores éticos e de cidadania.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Empiricamente a identidade do professor da Educação Infantil se consolida através de uma formação inicial e continuada sólida fortalecida por conhecimentos significativos que ofereça propriedade intelectual, uma formação polivalente para desenvolver uma variedade de conhecimentos em sala de aula, saber conviver no ...

Objetivos Específicos da Educação Infantil:
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Os benefícios de desenvolver a autonomia e o protagonismos dos alunos incluem: Reforço do compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.