Qual o objetivo da análise quantitativa?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 10 votos

De forma geral, o objetivo central da análise quantitativa é usar métodos estatísticos e ferramentas matemáticas para identificar padrões ou tendências e produzir informações quantificáveis a respeito do objeto de estudo da pesquisa.

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa? A pesquisa quantitativa se concentra em dados numéricos (por exemplo, estatísticas), enquanto a pesquisa qualitativa se concentra em dados não numéricos, tais como palavras.

Proporciona resultados quantitativos, nos quais se tem em conta a incerteza (para as diferentes tarefas e para a totalidade do projeto). Identifica os elementos importantes que contribuem para a incerteza (para as diferentes tarefas e para a totalidade do projeto). Identifica possíveis medidas para reduzir os riscos.

Na prática, há 7 passos essenciais para realizar uma pesquisa quantitativa da forma mais adequada.

  1. Definir a problemática. ...
  2. Escolha o método para coletar os dados. ...
  3. Definir a amostra. ...
  4. Dominar o tema de pesquisa. ...
  5. Realização da pesquisa. ...
  6. Processar e analisar os resultados. ...
  7. Compartilhe o relatório da pesquisa.

Em termos mais simples, a avaliação quantitativa utiliza medições precisas, com os equipamentos corretos para procurar quantidades numéricas de exposição, enquanto que a qualitativa utiliza da observação detalhada e diálogo com os funcionários para entender se há risco, sem limites de tolerância para agentes agressivos ...

QUAL É O OBJETIVO DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA? O principal objetivo das pesquisas quantitativas é reunir dados suficientes a respeito de um grupo-alvo específico. É o caso das pesquisas eleitorais ou junto ao consumidor, por exemplo.

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza a quantificação nas modalidades de coleta de informações e no seu tratamento, mediante técnicas estatísticas, tais como percentual, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.

O método quantitativo tem como sua principal característica ser conclusivo, quantificando um problema para que seja possível entender a dimensão que ele possui, ou seja, é uma pesquisa que fornece informações numéricas sobre o comportamento do público-alvo da sua empresa.

Características da pesquisa quantitativa
Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo; Não há espaço para ambiguidades; Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);

Exemplos de Pesquisa Quantitativa
Pesquisas com perguntas fechadas; Contagem de registros com um objetivo definido; Avaliação de contagem de determinadas colunas de um banco de dados (como quantidade de funcionários, clientes, vendas totais, quantidade de produtos e etc).

O principal benefício de uma pesquisa quantitativa é entender numericamente o padrão de comportamento do consumidor. Além disso, é importante destacar que os dados dos quais você tem uma dimensão não são ambíguos. Assim, é possível ver com clareza o que atrai ou não o seu público.

A análise quantitativa de risco é usada para classificar um risco por meio de termos (palavras) que procurem mensurar a intensidade das consequências de um determinado risco com as probabilidades dos mesmos ocorrerem.

A pesquisa qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014). Qual a pergunta de estudo? Quando o tema ou objeto não é familiar.

4 tipos de pesquisa quantitativa

  • Investigação através de pesquisas.
  • Pesquisa correlacional.
  • Investigação causal comparativa.
  • Pesquisa experimental.

Na avaliação quantitativa o técnico de segurança irá utilizar algum equipamento, normalmente um equipamento de medição para saber se o agente de risco, como no exemplo acima, está dentro do limite de tolerância, ou seja, ele busca encontrar uma quantidade numérica de exposição dos funcionários.

Pesquisa quantitativa em 3 etapas: evite prejuízos na sua empresa

  • Conheça a pesquisa quantitativa. ...
  • Entenda para que serve o survey. ...
  • Etapa 1: tabulação de dados. ...
  • Etapa 2: análise de dados. ...
  • Etapa 3: análise descritiva. ...
  • A pesquisa quantitativa na sua empresa.

São exemplos de avaliações quantitativas a dosimetria de ruído, medição de calor (IBUTG), medição de vibração (de corpo inteiro e de mãos e braços), medições ambientais de poeira utilizando bomba de amostragem, entre outros.

9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para: a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento; b) dimensionar a exposição dos trabalhadores; c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

O dado quantitativo é aquele pode ser mensurado, ou seja, ele permite uma análise em que podemos medir a quantidade de algo.

Na aplicação da pesquisa quantitativa é feito o levantamento das informações através da aplicação de um questionário estruturado, observando o comportamento do consumidor como um todo e o que ele procura, além da marca, do preço, da disposição nas gôndolas, das propagandas e promoções que são variáveis da aplicação de ...