Qual o número máximo de substituições no handebol?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Cada equipe é composta por 8 jogadores (destes, devem estar presentes no início do jogo no mínimo 6 jogadores). Cada time deve manter durante todo o jogo 4 jogadores na quadra (1 goleiro e 3 na linha). O número de substituições é ilimitado.

Não há limite de substituições no handebol. Isso significa que o técnico pode fazer quantas alterações desejar durante uma partida.

Até 1970, eram permitidas apenas duas substituições. Depois, em 1995, passaram a ser três. E agora, cinco mudanças.

Por que o futebol adotou as cinco substituições? O aumento para cinco alterações passou a valer ainda em 2020 para contornar os problemas da pandemia da covid-19, compensando o número de jogos e os problemas físicos durante a pandemia.

IFAB oficializa limite de 5 substituições e permite 15 atletas no banco de reservas.

As substituições podem ocorrer a todos os instantes e várias vezes, sem que se faça necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida. É importante apenas atentar para que, no momento da entrada do jogador reserva, o titular já tenha deixado a quadra de jogo.

A substituição é ilimitada durante uma partida de handebol. Os técnicos podem substituir os jogadores sem comunicar ao cronometrista ou ao secretário, desde que a troca seja feita na área de substituição. O propósito dessa área, demarcada por uma linha, é assegurar substituições ordenadas e justas.

No handebol há duas regras básicas para quem está sob posse da bola: deve segurá-la por, no máximo três segundos – mesmo ela estando no solo – e dar, no máximo, três passos com a bola na mão. Nenhum jogador de linha pode pisar na na zona demarcada da área do goleiro ou adentrá-la.

Substituições. No basquete, cada equipe pode realizar um número indeterminado de substituições. As substituições podem ocorrer a qualquer momento da partida, seja com a bola em jogo, desde que sejam feitas dentro da área delimitada, ou nos momentos de parada.

Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos. Durante todo o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como goleiro.

Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.

3. O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7 (sete). 4. Será permitido um número indeterminado de substituições "volantes", a qualquer tempo do jogo, sem necessidade de paralisação do cronômetro, exceção feita ao goleiro que somente poderá ser substituído com a bola fora de jogo.

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu recomendação da Fifa e efetuou uma mudança temporária nas regras do esporte, passando a permitir que as equipes façam até cinco substituições por jogo.

Copa 2022. Outra é justamente a quantidade permitida de substituições. Eram três, passaram a ser cinco. Essa ampliação foi implementada no futebol em vários países em decorrência da pandemia de Covid, como forma de preservar o bem-estar físico dos jogadores.

De acordo com a regra, as cinco alterações devem ser feitas com três paralisações na partida, além do intervalo de jogo. Além das cinco durante os 90 minutos, uma substituição extra é permitida, em caso de prorrogação.

Finalmente, as 5 substituições
Algo que faltou nos últimos dois jogos da franquia lançados pós-pandemia foi a mudança de três para cinco substituições, decisão aderida pelas principais ligas do mundo e tida como definitiva em competições oficiais pela FIFA.

Cada equipe tem direito de solicitar, no máximo 6 substituições em cada set.

Na disputa, 2 times se enfrentam com 7 jogadores de cada lado, sendo 1 no gol e 6 na linha. Cada equipe pode ter até 7 reservas e as substituições são ilimitadas durante a partida. O objetivo é fazer gols.

- Através de uma circular, determinou aos árbitros o cumprimento da regra de jogo, principalmente nas substituições: em partidas amistosas de seleções não se permite mais do que 6 substituições, independente de acordo entre seleções e árbitro.