Qual o número mais alto do Brasil?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A lista

OrdemMontanhaAltitude (pés)
1Pico da Neblina9827
2Pico 31 de Março9757
3Pico da Bandeira9486
4Pico do Calçado9347

Ainda no quesito altitude, mas no extremo oposto, o título de mais baixa não fica com nenhuma cidade, ou melhor, fica com várias. Com mais de 8 mil quilômetros de litoral, o Brasil tem 138 cidades a 0 metro de altitude. O estado com mais municípios no nível do mar é o Maranhão, com 35.

“Uma das características de Minas Gerais é o considerável número de serras. É o estado mais montanhoso do Brasil”, define o professor.

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

Com 3.014 metros de altitude, este destino fantástico está situado em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas e próximo à fronteira com a Venezuela. Ao seu lado se encontra o também imponente Pico 31 de Março, com seus 2.973 metros. Ambos se localizam dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina.

O Pico da Neblina é uma montanha brasileira localizada no Norte do país, mais precisamente no estado do Amazonas, nas proximidades da fronteira com a Venezuela. É considerado como o ponto mais alto do Brasil (ponto culminante), com uma altitude de 2993 metros acima do nível do mar, segundo o IBGE.

A cidade peruana de La Rinconada, com mais de 5000 metros de altura, é o maior assentamento permanente do mundo. Quase sem serviços, a vida é difícil e complexa.

A cidade maisbaixa” do mundo
Já pensou viver em uma cidade a 200 metros abaixo do nível do mar? É assim que vive a população de Jericó, na Cisjordânia, cidade que também reivindica o título de mais antiga do mundo – mas não entraremos nesta polêmica.

O Brasil é o país de altitudes modestas, uma média de 40% de seu território se encontra abaixo de 200 metros, cerca de 45% fica entre 200 e 600 metros e 12% entre 600 e 900 metros.

1 – Serra do Rio do Rastro – Santa Catarina
Eleita por uma revista espanhola como “a estrada mais espetacular do mundo”, é claro que a Serra do Rio do Rastro é a primeira colocada. São mais de 208 curvas em meio a uma serra maravilhosa, com cachoeiras, animais silvestres e mata intocada.

No Brasil, no ranking de mais altas e, consequentemente frias, figuram Camanducaia (MG) a 1.554 metros de altitude; Senador Amaral (MG) a 1.505 e Bom Repouso (MG), a 1.360.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal.

Um cume é, em termos de topografia, o ponto de uma superfície que é mais elevado em altitude que todos os pontos imediatamente adjacentes a ele.

760 m

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Monte Roraima
Localizado na tríplice fronteira, onde o Brasil se encontra com a Guiana e a Venezuela, ele está a 2.734,10 metros de altitude. Seu maior diferencial é que justamente o cume é um de seus maiores atrativos.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.

Localizado no parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina, o brinquedo chega a 100km/h e 40m de altura. Mesmo quase uma década depois de sua inauguração, ainda é uma das maiores e mais radicais montanhas-russas da América Latina.