Qual o número ideal de repetições para hipertrofia?

Perguntado por: amota . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Repetições entre 1 e 5 são as mais eficientes para estimular o aumento da força muscular. Com essa faixa de repetições ocorre considerável hipertrofia, e também o melhor estímulo para o aprimoramento da capacidade de recrutamento de fibras para ação conjunta.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.

intervalo de 10 segundos entre uma série e outra.

O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”. Ex : Faça 12 exercícios, 3 séries de 8 – 12 reps Max e descanse 1- 1'30” entre as séries. Quanto a “secar” o ideal segundo o grupo de Farinati et al (2009) o treinamento em circuito na musculação é a melhor opção.

Como funciona a série musculação definição? Com 2 a 4 séries de 6 a 15 repetições, e com três treinos aeróbicos por semana deve ser um bom caminho para a série musculação definição. Lembrando que o treino aeróbico deve ser feito em um período inverso ao treino anaeróbico.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.

Para periodizar um treino de hipertrofia é necessário organizar vários elementos e iniciar pelo período básico de periodização, nessa fase o macrociclo pode durar de dois a quatro meses e o objetivo é criar resistência geral, flexibilidade, força, coordenação motora, além de desenvolver outras habilidades!

"No processo de hipertrofia, é primordial comer alimentos calóricos, mas de boa qualidade. O excesso de alimentos açucarados, frituras e industrializados podem trazer resistência a insulina e aumento do colesterol, por exemplo, aumentando as chances de ganhar tecido adiposo.

Executar o movimento de maneira mais rápida permite que você faça mais repetições, enquanto fazer mais lento ajuda a trabalhar o músculo por mais tempo. Acelerar a execução aumenta o gasto calórico, enquanto diminuir a velocidade pode preservar mais as articulações.

Quando você faz exercícios, se quer melhorar a definição muscular, levantar pesos é a forma mais comum de conseguir hipertrofia dos músculos. O tipo mais comum de hipertrofia muscular ocorre como resultado de exercícios físicos resistidos. Ou seja, treinos que envolvam levantar pesos e fazer força!

Quantas séries devo fazer? O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.

O treino dividido deve utilizar dois exercícios por grupo muscular (três apenas para alguns grupos musculares), duas a três séries pesadas por exercício, e a freqüência semanal de treino para cada grupo muscular deve ser de uma a duas sessões.

De acordo com um estudo feito pelo grupo do professor de educação física, doutor em Ciência da Saúde e docente na Universidade Federal de Goiás, Paulo Gentil, não é preciso utilizar cargas pesadas ou qualquer tipo de carga para garantir hipertrofia.

Em relação ao melhor volume de treino para otimizar a hipertrofia muscular, evidência recente sugere uma faixa de 12-20 séries por grupo muscular por semana (e mínimo de 10 séries), pelo menos em homens jovens e treinados (Ref.