Qual o número ideal de filhos que um casal deve ter?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Ter filhos é o sonho de boa parte dos casais. Mas atenção: tê-los em excesso, em pouca quantidade ou simplesmente não ser pai ou mãe pode aumentar as chances de desenvolver doenças, como as cardíacas e câncer, e de morrer em um acidente de carro, por exemplo.

Não é só uma frase bonita: a sua capacidade de amar cresce a cada filho que chega. O amor e as alegrias são infinitamente maiores do que todas as dificuldades. Além disso, você sabe que está contribuindo para a construção de um mundo melhor criando pessoas íntegras e com valores.

Na década de 60, por exemplo, essa taxa estava em torno de seis filhos por mulher; na década de 80, eram quatro filhos por mulher; no ano de 2000, essa taxa de fecundidade era de 2,2 e, em 2020, uma média de 1,65 filhos.

Dê tempo ao corpo.
Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais. Mas, o mais importante é compreender se o momento é propício para vocês se dedicarem a este novo bebê e se a vontade de ambos é a mesma com relação a este assunto.

Quando você tem 3 crianças pequenos, as pessoas ficam espantadas com a possibilidade de sair pela porta com pares iguais de sapatos. As expectativas são muito baixas quando você tem 3 filhos, então seus amigos e familiares tendem a te dar um passe livre em todos os tipos de coisas.

3 a 5 anos – Se forem bem guardados, alguns itens do enxoval, inclusive as roupas, podem ser usados de novo. Com certa autonomia por conta da idade, o maior sofrerá menos a falta da mãe, que poderá se dedicar mais ao bebê. 6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade.

Afinal, o homem pode produzir milhões de espermatozóides diariamente ao longo de sua vida, o que significa que ele não tem nenhum limite para quantas crianças pode conceber.

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

Eles descobriram que mulheres que passam por quatro ou mais gestações têm menos chances de morrer de problemas coronarianos do que aquelas que não tiveram filhos.

No livro de "Gênesis" diz: criou Deus, pois o homem, a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher, os criou; e Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra. Deus planejou a família, deu ao homem e a mulher, a condição de gerarem filhos.

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.

Homem de Sergipe tem seis mulheres e 57 filhos e diz que e o melhor pai do mundo. Chefe de uma família diferente dos padrões tradicionais, José de Paula Almeida, o Zé do Baião, se considera o melhor pai do mundo.

Em outros casos, por causa de problemas, como a negatividade da taxa de crescimento populacional e o envelhecimento da população, resolveu-se estender essa política: se pelo menos uma pessoa do casal tiver um ou mais irmãos, não poderá ter mais que 1 filho; porém, se os dois forem filhos únicos, eles poderiam ter no ...

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

Além disso, a partir do segundo, os partos costumam ser mais rápidos porque não é a primeira vez que o organismo os experiencia.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos.

Em alguns casos, a criança pode começar até mesmo a ter problemas de sono ou ficar mais introvertida. Porém, ela também passa a demonstrar mais carinho e fica interessada no bebê. Ou seja, as questões socioemocionais são as principais mudanças e que exigem maior atenção.

Durante a segunda gravidez a mulher vai notar que nos primeiros semestres haverá um cansaço muito forte. A explicação é que agora, além de cuidar do seu corpo, haverá ainda o primeiro filho para cuidar, então até se adaptar seu corpo sofrerá com a sobrecarga.

Há estudos recentes interessantes sobre isso: uma pesquisa feita na Holanda, por exemplo, concluiu que, se uma mulher quer ter 90% de chance de ter uma família com três filhos, ela precisa começar a tentar quando ainda tem 23 anos de idade. Se ela quiser dois, o ideal seria começar quanto tem por volta de 27 anos.