Qual o número do CID de gripe?

Perguntado por: lsalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

CID 10

J11Influenza (gripe) devida a vírus não identificado
J11.0Influenza (gripe) com pneumonia, devida a vírus não identificado
J11.1Influenza (gripe) com outras manifestações respiratórias, devida a vírus não identificado
J11.8Influenza (gripe) com outras manifestações, devida a vírus não identificado

O CID 10: Z. 76.5 nada mais é do que uma classificação que pode constar no atestado médico alegando que o paciente finge estar doente. “O ato de fingir tem o nome de simulação consciente.

CID R05 é o código para Tosse pela Classificação Internacional de Doenças.

pacientes até 12 anos: 14 dias desde o início dos sintomas . pacientes com mais de 12 anos: 7 dias desde o início de sintomas.

I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89); IV – Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 a E90);

Nos casos confirmados de Covid-19, o CID que deve ser usado é o B34. 2. Para o contatante, deve-se usar o CID: 20.9. Para conferir modelos dos atestados para o paciente e para seus contatos e do termo de responsabilidade, além de outras informações, veja (conteúdo Atestados para casos de COVID-19).

O código CID B34 – Doenças Por Vírus, de Localização Não Especificada engloba todas as doenças virais.

CID Z76.3 no atestado médico.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

4 – Alergia não especificada (resposta do sistema imunológico) CID T78. 4 é o código para Alergia não especificada, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID J02 é o código para Faringite aguda, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID R51 é o código para Cefaleia, segundo prevê a Classificação Internacional de Doenças.

O CID J06.9 – Infecção aguda das vias aéreas superiores não especificada – se refere a uma condição que afeta o sistema respiratório. É subcategoria do código J06 – Infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas.

No entanto, pode acontecer de o paciente estar fingindo doença apenas para conseguir um atestado, e o Médico coloca o “CID Z76. 5”, que significa “Pessoa fingindo ser doente [simulação consciente]”.

Procure ficar mais isolado
Mas tenha em mente que você pode trabalhar com gripe mas deve evitar passar os germes para os seus colegas de trabalho, restrinja ao máximo o contato com outras pessoas, ao tossir ou espirrar leve o antebraço as vias aéreas e sempre lave as mãos.

Resposta: Servidor/servidora que apresentar sintomas gripais não deve comparecer ao trabalho. A presença de dois sintomas já pode ser considerada como caso suspeito. Os sintomas são: dor de cabeça, dor ou irritação na garganta, febre, dor no corpo, tosse, espirros, coriza, fadiga, obstrução nasal.

As 7 doenças que mais provocam afastamento do trabalho

  • Dor nas costas. Este é um dos principais motivos que afastam trabalhadores. ...
  • Lesões no joelho. O segundo sintoma mais frequente são as dores no joelho. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Hérnias inguinais. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Varizes. ...
  • Câncer de mama.

Este CID possui seis subcategorias: CID F32.0: Episódio depressivo leve. CID F32.1: Episódio depressivo moderado. CID F32.2: Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos.

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID. Os dois primeiros têm conteúdo idêntico, variando apenas o software de apresentação. O terceiro apresenta recursos mais sofisticados de pesquisa.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).