Qual o número de vértices de um cubo?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

O cubo é formado por 12 arestas (segmentos de retas) congruentes, 6 faces quadrangulares e 8 vértices (pontos).

Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

Este sólido geométrico é bem redondinho. Não tem faces planas: na verdade tem apenas uma única face curva e rola como uma bola de futebol. Isto porque também a bola de futebol é uma esfera.

cone possui duas faces, uma aresta e um vértice.

"O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição." Além disso, todo o simbolismo associado a essa forma, que traduz tão bem no que a gente acredita e como trabalhamos. O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição.

Vem do Latim aequi, “igual”, mais lateralis, “relativo a lado”, de latus, “lado”. Tem três lados iguais entre si.

O cubo é um poliedro regular com 6 faces quadradas, 12 arestas e 8 vértices. Conhecendo as características desse sólido, podemos construir expressões para sua área e volume. Cubos de gelo. O cubo é um sólido geométrico que possui 6 faces quadradas.

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui três dimensões: altura, largura e comprimento. Esse prisma possui todas as suas faces no formato de um paralelogramo, sendo formado por 6 faces, 8 vértices e 12 arestas.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais.

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.

Dois lados paralelos entre si e dois não paralelos; Quatro vértices; Quatro ângulos internos, cuja soma é igual a 360º; Duas diagonais.

Todo triângulo possui três vértices, três lados e três ângulos. Em todo triângulo, o lado maior é oposto ao ângulo maior e o lado menor é oposto ao ângulo menor. A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°.