Qual o número de remessa na nota fiscal?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para movimentação de mercadorias dentro do mesmo Estado, o CFOP para notas de saída deverá começar com o número 5, e o CFOP para notas de entrada deve iniciar com o número 1. Já para os casos de transporte para outros Estados, o código para as notas de remessa de saída deverá iniciar com o número 6, e o de entrada, 2.

Caso você não encontre um CFOP que se enquadre na operação, pode usar 5.949 (CFOP simples remessa dentro do estado) para registrar entradas e 6.949 (simples remessa fora do estado) para registrar saídas, um código que significa “outras saídas não especificadas”.

6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Para movimentação de mercadorias dentro do mesmo Estado, o CFOP para notas de saída deverá começar com o número 5, e o CFOP para notas de entrada deve iniciar com o número 1. Já para os casos de transporte para outros Estados, o código para as notas de remessa de saída deverá iniciar com o número 6, e o de entrada, 2.

Confira os principais tipos de NF de Remessa!

  • 1- Consertos. Quando há um erro ou defeito com o produto, é preciso emitir a Nota Fiscal de Remessa Para Conserto. ...
  • 2- Brindes. ...
  • 3- Amostras grátis. ...
  • 4- Demonstração. ...
  • 5- Industrialização. ...
  • 6- Armazenagem. ...
  • 7- Doação. ...
  • 8- Venda.

A emissão desse documento pode ser feito diretamente pelo sistema emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e). Já a tributação varia conforme a operação realizada. Em muitos casos, é isenta ou possui a suspensão de impostos. Mas isso deve ser verificado em cada caso.

Para emitir a NF de Devolução, serão necessários os seguintes dados:

  1. Valor do terminal.
  2. Defeito da máquina.
  3. Número de série do leitor.
  4. CFOP da compra.
  5. Número de origem.
  6. Data de emissão da NF.
  7. Modelo do leitor.
  8. Informar se a troca é parcial ou total.

E o que é o CFOP 5949? Conforme antecipamos, o CFOP 5949 representa “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Esse código é usado nas operações de remessa ou então no retorno e locação de bens.

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Na indicação da “Natureza da Operação”: o CFOP costuma estar logo ao lado desse campo, normalmente no topo da NF. Nas colunas de detalhamento dos produtos ou serviços comercializados: ou o CFOP pode estar ao lado das informações referentes ao que foi comercializado em cada nota fiscal.

Quando isso acontecer, a nota de saída deve ter o CFOP 5949 para operações entre empresas que operam no mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP utilizado deve ser o 6949 e, para operações internacionais, CFOP 7949.

A forma correta a ser feita é você dar entrada com o CFOP 2909 - retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato.

Por ser uma operação não tributada (REMESSA), não é devido o ICMS-ST para o CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Sobre o 6949, depende da operação, mas o CFOP não é de costume usado para retenção do ICM-ST.