Qual o número de filhos ideal para um casal?

Perguntado por: ealves9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

2,1 filhos

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

O terceiro filho é como o segundo, com a diferença de estarmos mais preparadas psicológica, mental e fisicamente para enfrentar além dos comentários indesejados, a maratona que é ter mais de uma criança em casa.

Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais. Mas, o mais importante é compreender se o momento é propício para vocês se dedicarem a este novo bebê e se a vontade de ambos é a mesma com relação a este assunto.

A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.

Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época. A China abandonou essa política em 2016, substituindo-a por um limite de dois filhos. Mas isso não foi suficiente para levar a um aumento sustentado de nascimentos.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

Porque distribuir amor é mais fácil
No entanto, como sabemos, a principal missão de mãe é distribuir amor. Não será injusto para o filho mais velho, pelo contrário, é uma excelente oportunidade para ensinar-lhe e aprender com essa situação.

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.

Não necessariamente. É isso que mostram os resultados de um questionário do site britânico Mumsnet, respondido por mais de mil pais e mães de famílias numerosas. Mais da metade deles (55%) afirmou que a chegada do terceiro filho foi mais fácil do que a do segundo (28%) e que a do primeiro (15%).

Você aprenderá mais: Filhos são diferentes e, assim, cada um deles ensina coisas diferentes aos pais. O segundo filho irá apresentar um mundo completamente novo e essa nova experiência irá ensinar muitas coisas. Eles terão um amigo para toda a vida: O melhor presente que você pode dar para um filho é um irmão.

O Que é Ser Mãe de 3? Ser mãe em dose tripla é ter o coração batendo fora do peito por 3 vezes. E chorar e rir em doses triplicadas e receber amor, amor e amor. É ter alegria para a vida toda, casa cheia o tempo todo.

Grafia no Brasil: segundogênito. Grafia no Brasil: segundogênito.

6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade. Os irmãos perdem um pouco o companheirismo devido à idade, pois nem todos os interesses são iguais. Mais de 8 anos – O filho temporão tem características comuns ao filho único.

Entre as variáveis que podem explicar essa predileção estão as qualidades ou características de personalidade partilhadas entre pais e filhos, "os sistemas de educação a que os pais foram sujeitos, o facto de terem irmãos ou de serem filhos únicos, as expectativas em relação à parentalidade".

Quando bem criados, os filhos únicos podem desenvolver um ótimo desempenho escolar e também um melhor vocabulário comparado com outras crianças, justamente por conviverem com adultos. Além disso, ter a atenção dos pais pode ajudar na autoestima da criança.

De outro lado, esse mesmo estudo aponta que filhos únicos possuem problemas de relacionamento e socialização já que estão acostumados a viver sozinhos e não aprender desde sempre a dividir as coisas e conviver com demais pessoas3. Então na verdade é um jogo de pros e contras como tudo na vida!

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

A segunda gravidez pode ser diferente da primeira
Acontece! Assim como cada criança é única, cada gestação é muito particular também. Por um lado, a experiência poderá fazer com que você não se sinta tão ansiosa, por exemplo. Do outro, agora é preciso dividir o tempo e a atenção com o seu primeiro filho!

Básico: se você não tem filho, nunca deixa de ser filho. E aí, o seu crescimento é mais lento e mais difícil. Claro que a gente não deixa de ser filho nunca, mas deixar de ser SÓ filho amplia, abre possibilidades novas, importantes, ricas. Filho nos traz essa oportunidade de nos tornarmos adultos de verdade.

Quanto mais próximo o parentesco, maior risco de doenças
Quanto maior o grau de parentesco, mais aumenta o risco de o filho de pessoas da mesma família ter doenças genéticas, afirma Carolina Fischinger Moura de Souza, especialista em genética médica.