Qual o número de cada posição no futebol?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Com o número 1 indo aos goleiros, 2 e 6 para os laterais, 4 e 3 para zagueiros, 5, 8 e 10 para os meio campistas, 7, 9 e 11 para jogadores de ataque, considerando-se um time na formação tática específica.

Número seis é “aposentado” na NBA
A NBA também decidiu “aposentar” a camisa de número 6. Isso significa que, a partir da temporada 2022-23, nenhuma equipe da liga poderá emitir o número 6 para qualquer jogador.

Recado entendido. Embora, na visão brasileira, o número 18 seja considerado camisa de jogador reserva, ele foi usado por craques nas campanhas do Brasil em Copas.

O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

Donnarumma veste a camisa 99 por ser justamente uma referência ao seu ano de nascimento: 1999.

Bingo: é exatamente o 8. Ele está sempre reforçando o ataque, mas não é um atacante; está o tempo todo protegendo a defesa, mas não é um zagueiro. Não pode ser um mero caçador, porque precisa criar na frente; não pode ser um simples criador, porque precisa caçar atrás.

Inicialmente, os números de jogadores eram escolhidos de acordo com a posição que eles ocupavam no campo. Com o número 1 indo aos goleiros, 2 e 6 para os laterais, 4 e 3 para zagueiros, 5, 8 e 10 para os meio campistas, 7, 9 e 11 para jogadores de ataque, considerando-se um time na formação tática específica.

Atacante

O número é a marca da empresa de telecomunicações Three. Como o patrocinador master do Chelsea ocupa um espaço bem grande, alguns amantes do futebol costumam confundir com as numerações dos jogadores.

Goleiro do Flamengo herdará o número que era de Diego Alves
Outra mudança foi anunciada: a 1 será de Santos. A notícia da mudança foi feito por Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Fla.

O famoso 23 de Michael Jordan agora é o 23 de David Beckham. O mais badalado jogador da atualidade foi apresentado oficialmente ontem em Madri como jogador do mais badalado time do mundo. A grande novidade foi sua camisa, de número 23.

Enquanto a camisa 9, ficará com Gabriel Jesus. Gabigol, por sua vez, assume a camisa número 21.

A 22 de Lautaro Martínez, por exemplo. O atacante argentina é um dos candidatos a brilhar na Copa do Mundo do Catar. Recomenda-se respeito ao iluminado Federico Chiesa, talismã da Itália no título da Eurocopa. Seja bem-vindo a 2022!

Toni Kroos. Logo após Kaká deixar o Real Madrid, Toni Kroos herdou a camisa 8 – e segue no clube até hoje fazendo história com atuações incríveis. Nesse sentido, o jogador é conhecido pela sua elegância e pelos passes precisos. Na temporada 2021/22, teve média de 77 passes por partida, com uma taxa de 95% de acerto.

Algumas pessoas acham que ser goleiro é o mais fácil e “simples”, mas na verdade, é o contrário. Ele não corre, mas é o responsável por proteger o local mais importante de uma partida de futebol!

O número é usado, por exemplo, pelos atacantes Justin Kluivert, da Roma, e Amin Younes, do Napoli, e pelo defensor Philippe Sandler, promessa do Manchester City.

Kai Havertz veste a camisa de número 29 desde os seus tempos de Bayer Leverkusen. Contratado pelo Chelsea na última temporada, o jovem alemão seguiu utilizando o número de seu clube anterior.

Brincadeiras a parte, tivemos no futebol um jogador a atuar com a camisa número 0. O atacante marroquino Hicham Zerouali, quando atuou pelo Aberdeen da Escócia, decidiu utilizar essa numeração para fazer trocadilho com seu sobrenome. Logo, a Scottish Premiership proibiu o uso do número.

Hoje, existem (se eu sei contar) catorze jogadores que já usam a camisa #6: LeBron James (Lakers), Kenny Lofton Jr (Grizzlies), David Duke Jr (Nets), Jalen McDaniels (Hornets), Alex Caruso (Bulls), Hamidou Diallo (Pistons), Kenyon Martin Jr (Rockets), Luca Vildoza (Bucks), Jordan McLaughin (Wolves), Quentin Grimes ( ...

O plano inicial é contratar um atleta com densidade e currículo para ser herói da massa remista. Ele irá vestir a camisa de número 33, que simboliza a longa invencibilidade sobre o Paissandu, até hoje cantada em prosa e verso pelos azulinos.