Qual o número atômico 18 118?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

oganessônio

O oganésson ou oganessônio (previamente chamado de ununóctio) é o elemento químico superpesado sintético de número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons), de símbolo químico Og. Ocupa o grupo 18 (VIIIA ou 0) da tabela periódica juntamente com os gases nobres.

Argônio representa o gás nobre que possui símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40 u, encontrando-se na forma gasosa em temperatura ambiente.

Para que serve? Devido a sua vida muito curta e a insuficiência de isótopos de vida longa, o elemento não possui aplicações.

Os elementos químicos são um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, igual quantidade de prótons no núcleo, e que, por isso, possuem as mesmas propriedades físico-químicas. O átomo é a menor partícula possível capaz de manter as propriedades que caracterizam um elemento químico.

Cada camada eletrônica tem um diferente nível de energia, com as camadas mais próximas do núcleo sendo de menor energia do que as mais distantes do núcleo.

Características dos gases nobres

  • Hélio (He)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)
  • Radônio (Rn)

O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem. Dentre eles, temos o hélio (He), o neônio (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn). Esses elementos se encontram destacados na tabela abaixo. Tabela periódica, gases nobres destacados em amarelo.

O gás criptônio é um gás nobre incolor, inodoro, insípido, inerte e raro na atmosfera terrestre.

Como se calcula o número atômico? O número atômico é igual ao número de prótons da estrutura atômica. O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo.

O número de prótons é o número atômico representado no lado inferior esquerdo do elemento.

ununóctio

O ununóctio (elemento 118) tem a maior massa atômica de todos os elementos sintetizados até agora. Em 2002, cientistas do Instituto Unificado de Pesquisas Nucleares de Dubna, na Rússia, confirmaram sua existência.

O primeiro átomo do elemento 118, segundo os cientistas, foi obtido em 2002. Outros dois surgiram em 2005, numa segunda rodada de experiências, quando foram lançados 10 elevado a 19 (o número 1 seguido por 19 zeros) íons de cálcio sobre o califórnio.

Configuração eletrônica

CamadaNívelQuantidade máxima de elétrons
K L M N O P Q1 2 3 4 5 6 72 8 18 32 32 18 8

O elétron é a partícula subatômica mais leve conhecida e possui massa igual a 9,109 · 10-31 kg, sendo 1836 vezes mais leve do que um próton. Por isso, é comum dizer que a massa do elétron é desprezível. Assim, a massa de um átomo ou massa atômica é determinada apenas pela massa de prótons e nêutrons.

Em 1913, Niels Bohr propôs a primeira extensão do modelo do átomo além de um minissistema solar. Afirmou que o elétron não cai no núcleo porque não pode: suas órbitas são como degraus de uma escada. Podemos estar em um ou outro mas não entre dois.

Além disso, a hipótese da existência de uma nova interação (chamada nuclear ou forte) entre prótons e nêutrons passa a explicar por que o núcleo não "explode" (a força forte, que é atrativa, vence a repulsão coulombiana entre as partículas constituintes do núcleo).

* Os elétrons são transferidos entre os átomos: Os átomos ligam-se pela transferência ou compartilhamento de elétrons. Seguindo a teoria do octeto, para um átomo ficar estável, ele precisa ter oito elétrons na sua camada de valência (camada eletrônica mais externa), adquirindo, assim, configuração de gás nobre.