Qual o normal de saturação e batimentos cardíacos?

Perguntado por: upires9 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Entre os médicos, é consenso adotar como referência o intervalo entre 60 bpm e 100 bpm, que é considerado normal para adultos em repouso ou realizando tarefas corriqueiras. Esses valores são relevantes para designar alterações na frequência cardíaca – as famosas arritmias.

A saturação baixa acontece quando o oxigênio não consegue chegar até os alvéolos pulmonares para fazer a troca gasosa. Dessa forma, não há uma troca gasosa efetiva entre oxigênio e o dióxido de carbono.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

O uso rotineiro de oxigênio suplementar para pacientes com IAM e saturação de O2 acima de 90% é proscrito (classe III). O uso de O2 suplementar é recomendado nos casos em que há saturação de O2<90% (opinião de especialistas)

O valor normal de saturação de oxigênio e se batimentos cardíacos no idoso são os mesmos do que nos adultos. Isto é: acima de 92% de saturação e frequência cardíaca entre 60-90 batimentos por minuto. A frequência cardíaca do idoso pode ser um pouco mais baixa (em torno dos 50 bpm) sem significar gravidade.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.

Ela pode ser causada por diversas condições, incluindo asma, pneumonia, anemia, problemas cardíacos, enfisema, bronquite, apneia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O aparelho oxímetro é colocado em um dos dedos, onde o visor mostra uma porcentagem que vai de 0 a 100%. Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%.

até 2 anos — 120 a 140 bpm; 8 até 17 anos — 80 a 100 bpm; adulto sedentário — 70 a 80 bpm; adultos que praticam atividades físicas e idosos — 50 a 60 bpm.

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Qual é a frequência cardíaca ideal?

  • De 0 a 2 anos – entre 120 e 140 bpm;
  • Entre 8 e 17 anos – entre 80 e 100 bpm;
  • Adulto sedentário – entre 70 e 80 bpm;
  • Adultos praticantes de atividades físicas e idosos – entre 50 a 60 bpm.

Entenda o que é taquicardia, seus sintomas e o que pode causar. Chamamos de taquicardia quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto. Essa condição possui diversas causas, podendo ser tanto fisiológicas quanto patológicas.

O ritmo normal para um adulto em repouso pode variar de 60 a 100 batimentos por minuto. No entanto, caso esteja acima de 100, isso dirá que está mais acelerado do que o normal. É muito importante estar atento à sua saúde cardíaca.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

O uso do oxímetro é simples, pois ele tem apenas um botão, que liga o aparelho. Uma vez ligado, basta colocar no dedo e esperar estabilizar – ou quando a curva, que aparece abaixo dos valores, ficar igual uma serrinha. “Isso indica que está tendo uma medida fidedigna”, explica.

Para fazer a medição, basta colocar o aparelho na ponta de um dos dedos da mão, que deve ser lavado com água e sabão e estar bem seco. O dispositivo, então, acende uma luz, que passa pelo dedo e é captada por um sensor na parte superior. O resultado aparece na tela, acompanhado dos batimentos cardíacos.

É vital manter 94-98% de saturação de oxigênio no sangue para evitar hipóxia e danos nos tecidos (2), (3).
...
8 vegetais para aumentar os níveis de oxigênio

  1. Beterraba. Shutterstock. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Espinafre. ...
  4. Alho. ...
  5. Batata doce. ...
  6. feijão. ...
  7. Brócolis. ...
  8. Alface.

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono.