Qual o nome verdadeiro de Iemanjá?

Perguntado por: apadilha8 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Iemanjá - Henrique José Yemanjá, cujo nome deriva de Yeye oman ejá, "Mãe cujos filhos são peixes", é o Orixá dos Egbás, uma nação yorubá estabelecida outrora na região onde passa o rio Yemanjá, e obrigada a emigrar para o oeste, por causa da guerra entre nações.

Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.

Também conhecida por Janaína, a Orixá, proveniente dos rituais africanos, principalmente do Candomblé e da Umbanda; é sincretizada religiosamente como Nossa Senhora dos Navegantes. O nome Iemanjá ou Yemanjá deriva da expressão iorubá “Yéyé Omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são peixes”.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

“O nome Iemanjá (Yeye omo ejá, mãe dos filhos peixes) nos conduz à função materna e também como divindade protetora da pesca. Mas ela também aparece como guerreira e amante em outros mitos.

Yemanjá Olossá ou Oloxá: Ligada a com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado, não há iniciados no Brasil.

Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar. Foi casada pela primeira vez com Orunmyila, senhor das adivinhações, depois com Olofin-Oduduá, Rei de Ifé, com quem teve dez filhos, que se tornaram Orixás. De tanto amamentar seus filhos, seus seios ficaram enormes.

As essências preferidas de Iemanjá são lavanda e jasmim. A calma trazida pela lavanda representa sua ternura para com os filhos, e o intenso perfume de jasmim representa sua beleza e sensualidade como mulher.

Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá ou Yemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Regente da inteligência, das águas doces e salgadas, é muito cultuada e respeitada por ser considerada a mãe de quase todos os Orixás. Iemanjá tem como principais cores o azul claro, o branco e o prata.

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.

Uma das entidades mais festejadas no Brasil, Iemanjá representa o espelho do mundo, é a mãe que reflete todas as diferenças e protege a cabeça: o “Ori”, que tem haver com a formação do indivíduo.

Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.

Rainha do mar, ela é considerada generosa, protege pescadores, zela pelo amor e pela fertilidade e sabe retribuir os presentes ofertados. O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo “Yéyé Omó Ejá”, que numa tradução literal seria algo como “mãe cujos filhos são peixes”.

Em um dia de sábado, pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala. Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.

A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor).