Qual o nome técnico da placa a-39?

Perguntado por: apereira8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A placa “Passagem De Nível Sem Barreira A-39”, adverte ao motorista sobre a existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via sem barreira.

As placas de advertência são identificadas pelo seu formato quadrado, colocadas na diagonal, com fundo amarelo. Uma curiosidade é que elas não têm caráter punitivo, sua finalidade é apenas ajudar os motoristas a entender as condições de estrada que eles encontrarão ao trafegar ali.

As placas de trânsito podem ser de 7 tipos: regulamentação, advertência, indicação, educativas, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras.

Por exemplo: o algarismo "0" é substituído pela letra "A", por sua vez o número "1" é trocado pelo "B", o "2" dá lugar ao "C", e assim por diante.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

A placa de trânsito A-39 sinalizam a presença de uma passagem de nível sem barreira. Estas placas de trânsito têm o intuito de alertar os motoristas para passagens de níveis diferentes da estrada, como cruzamentos de ferrovias, rios ou canais que não tenham barreiras de segurança.

A placa de trânsito A-38 indica aos condutores que existe uma largura limitada na estrada. Estes sinais de trânsito indicam que os veículos que circulam na rodovia devem ter uma largura máxima especificada para passar naquele acesso.

A placa de trânsito A-36 é usada para notificar os motoristas sobre a presença de animais silvestres nas vias. Estes sinais de trânsito são usados para alertar os motoristas de que devem ter cuidado e reduzir a velocidade tomando precauções para evitar acidentes.

Placas de identificação
As placas de indicação ou identificação foram desenvolvidas para identificar vias e locais de interesse, bem como orientar condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias. As sinalizações, que são azuis, também podem indicar serviços na estrada.

As placas vermelhas são as de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via. Se o motorista não seguir suas mensagens, descumpre a lei e está sujeito às autuações cabíveis.

placa substantivo, feminino (plural: placas f)

É classificada em três tipos, de acordo com sua função:

  • Sinalização de Regulamentação. As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. ...
  • Sinalização de Advertência. ...
  • Sinalização de Indicação.

Placas de sinalização são equipamentos e elementos utilizados para facilitar a comunicação visual, indicando setores, salas, cuidados com segurança, entradas e saídas de emergência, etc., contribuindo para direcionar as pessoas e orienta-las em situações de emergência.

A ordem das letras e números tem a ver com o lugar em que o veículo é emplacado. Esse esquema começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinza (com três letras).

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

O que muda na conversão Placa Mercosul? A placa permanece com sete dígitos, mas passa a adotar quatro letras e três números – o inverso da versão antiga. A alteração dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões. Outro detalhe é que a sequência não será de letras e números seguidos.

Placas tectônicas oceânicas: são as placas tectônicas situadas no assoalho oceânico. Placas tectônicas continentais: são as placas tectônicas localizadas nos continentes. Placas tectônicas oceânicas e continentais: são as placas tectônicas encontradas entre o assoalho oceânico e o continente.

A placa de trânsito A-41, também conhecidas como Cruz de Santo André, é um dos sinais de trânsito mais importantes. Estas placas de trânsito indicam que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar uma linha férrea em nível.

cruzamento com linha férrea em nível, com barreira. Placa A-40 - Passagem de nível com barreira.

Placa “Largura Limitada 1.8 Metros A-38”, sinaliza ao condutor sobre o limite máximo de largura permitida do veículo. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: A placa A-38, é utilizada para proibir veículos com larguras superiores a medida estabelecida de trafegar no trecho.

A sinalização semafórica de advertência tem a função de advertir a existência de obstáculos ou situações perigosas, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.