Qual o nome se dá para quem não enxerga de perto?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que é Presbiopia? Com o avanço da idade, os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, começa normalmente aos 40 anos de idade e é algo que acometerá praticamente todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

O que é miopia? Miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Nos olhos dos míopes, as imagens são focadas incorretamente, à frente da retina, fazendo com que a visão de objetos distantes seja percebida de forma turva.

O óculos que tem grau apenas para perto deve ser usado para as atividades a curta distância. Portanto não é necessário usar o dia todo, somente quando fizer atividades para perto, como leitura, costura e mexer no celular, para que tenha melhor qualidade visual nessas tarefas.

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

O que é astigmatismo? O astigmatismo é um problema no olho que faz com que uma pessoa tenha dificuldade de enxergar corretamente, causando dificuldade para focalizar a imagem e, assim, distorções.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

O que é Presbiopia? Com o avanço da idade, os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, começa normalmente aos 40 anos de idade e é algo que acometerá praticamente todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Lentes de contato e cirurgia são as opções.

  1. LENTES DE CONTATO. Se a pessoa enxerga bem para longe, pode-se adaptar uma lente de contato, em um olho, para perto. ...
  2. CIRURGIA. A cirurgia com raio laser, chamada Excimer Laser, é rápida, muito segura e de altíssima precisão. ...
  3. LENTES INTRAOCULARES. Também um processo cirúrgico.

A grande causa da hipermetropia é quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana, que pode ser em decorrência de fatores genéticos. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina. Ela nada mais é que um erro de refração.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

A miopia é um erro refrativo em que o paciente possui dificuldade para enxergar de longe. Isso acontece porque o olho é mais longo do que o normal ou possui uma curvatura muito acentuada. Com isso, a imagem é formada antes da retina, o que faz com que a visão do que está próximo não seja afetada.

No caso da miopia, os raios de luz não alcançam a retina, ou seja, a imagem se forma antes da retina e por isso identificamos com o sinal negativo. Por conta disso o míope enxerga bem para perto !!!

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

A distância média para perto é de 33 cm podendo variar para mais ou para menos dependendo da atividade ou do hábito de leitura.

Adaptação com o óculos multifocal
Nesse caso, a solução pode ser combinar dois óculos separados: um para longe e outro para perto – de modo que a pessoa varie a utilização dos óculos conforme as atividades do dia a dia. Então, se for ler um livro, pode utilizar óculos para perto.