Qual o nome se dá ao achado de som normal durante a percussão na região cardíaca?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Durante a ausculta dos sons cardíacos, os sons normais estão presentes e são chamados de murmúrio vesicular.

Podem-se diferenciar três tipos de sons: o maciço, o submaciço e o timpânico.

Os sons cardíacos são sons breves e transitórios produzidos pela abertura e fecho das válvulas e pelo movimento do sangue no coração. Estão divididos em sons sistólicos e diastólicos.

Nomenclatura e Valores de Referência: • Bradicárdico: <60 batimentos por minuto; • Normocárdico: 60 a 100 batimentos por minuto; • Taquicárdico:>100 batimentos por minuto.

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.

As crepitações são sons ouvidos na inspiração e às vezes durante a expiração. São sons descontínuos, explosivos e de curta duração que ocorrem frequentemente nas doenças cardiorrespiratórias.

A partir da percussão é possível identificar presença de ar livre, líquidos e massas intra-abdominais. Além disso, é importante delimitar o espaço de Traube (onde fica o baço). A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.

Ao realizar o exame de percussão, percebe-se que órgãos ocos como estômago e intestino apresentam som claro, timpânico, devido à presença de ar e líquido. Já o fígado, por ser um órgão maciço, reverbera um som mate ou maciço.

A substituição da terminologia “murmúrio vesicular” por “sons pulmonares (ou respiratórios) normais” é recomendada, pois, diferentemente do que se acreditava no passado, atualmente, é incorreto afirmar que sons “vesiculares” são produzidos pelo ar entrando nos alvéolos (vesículas)4.

À ausculta os sons pulmonares normais/fisiológicos são: Murmurio vesicular: som alveolar bem distribuído por todo o pulmão, com exceção da área sob o esterno; Murmurio broncovesicular: som tubular dos brônquios e bronquíolos de frequência variável, que normalmente só deve ser ouvido no centro do tórax.

Tipos de ritmos cardíacos

  • Ritmo sinusal. É o ritmo normal, no qual cada batimento nasce no nó sinusal, segue para os átrios e ventrículos – também tem frequência padrão de batidas por minuto.
  • Taquicardias. ...
  • Bradicardias. ...
  • Séries de batimentos extras (extrassístoles) ...
  • Consulte com cardiologista online.

São dois tipos: Roncos: sons de baixa frequência, graves. Sibilos: sons de alta frequência, agudos.

Existem quatro valvas cardíacas, duas atrioventriculares (AV), tricúspide e mitral, e duas semilunares (SL), pulmonar e aórtica.

A Frequência Cardíaca normal de um adulto em repouso situa-se na faixa de 60 a 100 batimentos por minuto, sendo geralmente mais baixa em um atleta bem condicionado.

Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.

Classificação Definição Normocardia ou normosfigmia Frequência de pulsações de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). Bradicardia ou bradisfigmia Frequência de pulsações abaixo de 60 bpm. Taquicardia ou taquisfigmia Frequência de pulsações acima de 100 bpm.

Esse som trata-se de variação do som maciço, obtido na percussão de uma área com presença de ar em pequena quantidade. Geralmente, detectado nos limites entre vísceras maciças e vísceras com ar, como no limite entre pulm…

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

O Sinal de Piparote é um sinal médico indicativo de ascite. Piparote positivo ocorre quando fazemos uma percussão no abdome do paciente e notamos a propagação de uma onda do líquido ali acumulado. A percussão deve ser feita em região de flanco para observar a propagação da coluna de líquido para o lado oposto.

Sinais de alerta. Em pessoas com sibilos, os seguintes sintomas merecem atenção especial: Dificuldades respiratórias, perda da capacidade respiratória ou redução do nível de consciência. Inchaço facial ou da língua.