Qual o nome dos Sete Diáconos da Bíblia?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

São os sete: Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau.

12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem seus filhos e sua própria casa. 13 Porque os que servirem bem, aadquirirão para si um bom grau, e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da igreja, de modo que os presbíteros possam se concentrar no seu chamado primário. Essa distinção é baseada no padrão encontrado em Atos 6.1-6. Os apóstolos eram devotados “à oração e ao ministério da palavra” (v. 4).

A escolha dos primeiros diáconos é narrada por Atos dos Apóstolos 6. Lucas conta que como o trabalho para os apóstolos era tanto e que algumas vezes alguns grupos ficavam sem serem acudidos, decidiu-se escolher 7 pessoas "de boa reputação, repletos do Espíritio e de sabedoria".

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

Corpo Diaconal
É constituído de pessoas voluntárias, denominadas diáconos e diaconisas, que se oferecem ao trabalho do Senhor no seio da comunidade local, dando seu tempo, talentos e espiritualidade, contribuindo para o bom andamento da igreja.

Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente".

Contudo, o Espírito não requer que todo diácono seja casado. Compaixão, paciência e discernimento são dons que Deus dá também a alguns homens solteiros em sua igreja. Segundo, o que já foi dito se aplica também àqueles diáconos que são casados, mas a quem Deus não deu filhos.

1) Ele deve estar disposto a servir. Servir a Deus em primeiro lugar e à igreja de modo geral. O ofício do diaconato é uma bênção, não deve ser entendido como uma obrigação imposta, mas como um privilégio. 2) Ele deve ter boa Reputação.

Nesse sentido, Deus escolhe, chama, capacita e envia em missão. Assim, a escolha e o chamado são feitos. A Igreja os acolhe, eles se preparam, são ordenados pelo bispo e assumem o serviço aos pobres e à evangelização.

No Novo Testamento os diáconos apareceram pela primeira vez na igreja de Jerusalém. Conforme vemos em Atos 6:1-6, as viúvas helenistas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Uma murmuração começou a surgir. Fazia-se necessário tomar prontas medidas para restaurar a paz e a harmonia entre os crentes.

Foi então apresentado dois nomes para que escolhessem o Apóstolo que iria substituir Judas: Matias e José, também chamado Bársabas e apelidado o Justo. Em seguida, fizeram uma oração tiraram a sorte entre os dois e a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos onze apóstolos. (At 1,26).

O termo “diácono” aparece 29 vezes nos Evangelhos. São Francisco de Assis foi um diácono. Ainda assim, muitos católicos não têm ideia do que é um diácono... Na Igreja primitica, os apóstolos criaram o diaconado para permitir aos sacerdotes concentrarem-se na essência de seus deveres sacerdotais.

Nicolau é o nome de um santo considerado pelos cristãos o protagonista de inúmeras ações caridosas. Nascido no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, Nicolau era filho de uma rica família. Foi sacerdote da diocese de Mira e ficou conhecido, principalmente, pela doação para com os pobres.