Qual o nome dos sete anjos?

Perguntado por: aassis9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Arcanjo Miguel

Arcanjo Miguel
Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem. É invocado contra os perigos, as forças do mal e os inimigos em qualquer situação.

A Bíblia Sagrada, assim como a Tradição da Igreja, revelam o nome de apenas três arcanjos: Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26), Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,1ss) e Rafael (Tb 12,15; 3,17). Mesmo não sendo os únicos seres angélicos criados por Deus, estes Arcanjos representam a mais alta hierarquia dos anjos.

Sobre este arcanjo, além das fontes bíblicas, dissertaram teólogos como Pseudo-Dionísio, São Jerónimo, Santo Agostinho e Pantaleão, "o Diácono".

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate.

Mengele

O Anjo da Morte chega a Auschwitz
Em meados de 1940, Mengele entrou voluntariamente para a SS, a tropa de elite nazista. O tenente de 32 anos foi transferido para Auschwitz três anos depois. O médico do campo de concentração era particularmente ativo no processo de seleção na rampa de entrada.

De acordo com a tradição cristã, cada um de nós tem um Anjo da Guarda, que nos acompanha desde o momento do nascimento até o momento da morte, permanecendo ao nosso lado em todos os momentos da sua vida.

Significado dos nomes de Anjos femininos
Ariel – Anjo da proteção, o nome significa “leão de Deus”; Muriel – Anjo que governa os domínios. Também significa “mar luminoso”; Sophia – Anjo que governa a sabedoria.

Por exemplo, Jeudiel coincide com Jehudiel ou Jegudiel; suas representações mostram que ele é um anjo justiceiro (a coroa para premiar e o chicote para punir).

Os serafins são representados à volta do trono de Deus, sendo portanto o segmento da hierarquia angélica que mais se aproxima de Deus. Assim sendo, são também os que mais próximos estão da Sua sabedoria, e, como consequência, são muitas vezes representados iconograficamente com olhos nas asas.

Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos.

Metatron é considerado o anjo mais próximo do Criador. Ele cuida dos Registros Akáshicos e passou pela vida humana como um dos seres mais antigos da Terra. Apesar de ser pouco conhecido, é o elo entre a humanidade e o Divino.

Arcanjo Rafael, curai nossas enfermidades.

É dito, por exemplo, que os querubins possuem quatro asas, enquanto que os serafins possuem seis asas. Sobre isso, os estudiosos discutem se esses detalhes das aparências dos querubins e dos serafins devem ser interpretados de forma literal ou simbólica.

Quando se trata do termo “arcanjo”, a palavra inclui o prefixo “arch-“, usado para denotar algo como “chefe” ou “principal”. Um “arco-anjo” então é um “mensageiro principal” de Deus. Esses anjos são hierarquicamente mais altos do que os anjos da guarda, mas ainda fazem parte do segundo nível.

O número de anjo 777 é geralmente considerado um símbolo de boa sorte e energia positiva. É frequentemente associado à sabedoria interior e ao crescimento espiritual, lembrando aos indivíduos que estão no caminho certo e que a sua jornada está a desenrolar-se como deve ser.

É conhecido ainda como o Anjo da Morte, tendo tido um papel importante no episódio das Dez pragas do Egito, em que verificou quais as portas marcadas com sangue de cordeiro, para poupar tais casas da morte dos primogénitos. Na tradição apocalíptica, é ele quem deterá a chave que abrirá o Inferno no Final dos Tempos.